Página principal  >  Conselhos  > Conselhos práticos  > O que perguntar no final de uma entrevista de emprego?

O que perguntar no final de uma entrevista de emprego?

54 pessoas interessadas neste artigo
Que perguntas preparar para uma entrevista de emprego

shutterstock - Adam Gregor

Vamos admitir que terminar uma entrevista de emprego dizendo que não, você não tem nenhuma pergunta, não é o que tem de mais positivo...


Durante a entrevista, você deve sempre tentar saber mais sobre a vaga pela qual você se candidatou. Também é o momento ideal para conversar com o recrutador sobre a empresa de uma forma mais realista do que tudo que você pode ler na oferta de emprego.


Nesse encontro, todas as suas perguntas merecem ser perguntadas. Antecipe o final da entrevista preparando algumas perguntas – encontre aqui algumas idéias:


Perguntas sobre a vaga


• Para você, como você definiria o sucesso para esta vaga?


O recrutador provavelmente já tem uma idéia do que ele gostaria para essa vaga e como seria o candidato ideal. Então você pode perguntar sem ter vergonha o que o candidato terá que ter a mais para ser escolhido.


Dependendo do que ele vai responder, você vai poder determinar mais facilmente o que esperam de você e, se você for selecionado, isso poderá ser seu primeiro objetivo profissional.


Através suas experiências, você deve ter percebido que a noção de sucesso pode variar de uma empresa a uma outra. Então é bom fazer essa pergunta para estar em sintonia com o seu futuro chefe!



• Como esta vaga participa ao sucesso geral da empresa?



Fazendo essa pergunta, você vai conhecer a importância da vaga na empresa e a influência de seus resultados. Também, essa pergunta lhe ajuda a se destacar mostrando o seu interesse para o funcionamento da empresa e não somente da vaga.


• Quais são os objetivos da empresa para os mêses e anos futuros? Como essa vaga pode ajudar a empresa a atingir seus objetivos?


Essa pergunta tem o potencial de te fazer ganhar pontos – ganhe mais pontos ainda pesquisando quais são os objetivos e pergunte “como essa vaga pode ajudar a empresa a atingir seu objetivo de...?”. Você vai mostrar que já conhece a empresa.


• Quais são as principais missões que são afectadas à essa vaga durante os primeiros mêses de trabalho?


Aqui você vai ter informações preciosas: como as tarefas são repartidas no trabalho, o que esperam de você, etc. O bom é que vai esclarecer sua idéia da vaga. Se na resposta a vaga parece ter muito mais (ou menos) responsabilidades do que previsto, talvez quer dizer que essa vaga não é bem para você...


• Como você imagina a envolução da vaga esse ano/para os cinco anos que vem?


Ambicioso, motivado e aplicado: o empregador vai provavelmente pensar nesses três adjetivos quando você fizer essa pergunta. Ela mostra que o seu interesse vai além da vaga.


Perguntas sobre a empresa


• Qual é a sua visão do management em sua empresa?


Conhecer a política de recursos humanos e a visão do management da emporesa lhe ajudará a se projetar. Por exemplo, você sabe que trabalha melhor sob pressão ou em autonomia – em função da resposta do recrutador, você poderá estimar se a vaga foi feita para você ou não.


• Qual é a cultura da empresa?


Essa pergunta é a continuidade da pergunta acima. A resposta do recrutadpr deve lhe ajudar a se projetar na vaga para qual você se candidatou. Claro, você já tem sua própria idéia da cultura da empresa graças as suas pesquisas. A resposta pode fortalecer seu instinto e trazer novos elementos persuasivos.

A resposta do recrutador pode também ser bem diferente do que você esperava ou do que você leu/ouviu sobre a empresa.


• Porque os empregados dessa empresa gostam de trabalhar aqui?


Descubrir o que os empregados preferem na empresa pode dar uma dica do que você também pode gostar.


No final da entrevista, você deve saber mais sobre a empresa e identificar a “alma” de sua futura empresa.

24/09/2015
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a! 0 comentários
Deixar a minha opinião
Essas dicas podem lhe interessar
Assunto Porque escrever “eu quero trabalhar” não adianta nada?
Assunto Se dar bem em uma entrevista de emprego
Assunto Carta de apresentação: 6 erros a evitar
Assunto “Entraremos em contato”: como consertar as coisas depois de uma entrevista
Notícia Uma carta de apresentação feita de tweets
Notícia Jovem de Minas Gerais torna o seu currículo viral
Ver todas dicas de CV, carta de apresentação e entrevista de emprego