Você está pronto para ir a uma entrevista de emprego. Você já tem uma ideia de quais são as perguntas que o recrutador vai te fazer e das respostas que você vai dar. Mas, você pensou na sua linguagem corporal? 37% dos recrutadores já tem uma opinião de você após os 5 primeiros minutos da entrevista. Por isso é muito importante que você saiba dominar a sua linguagem corporal para ter certeza de encaminhar a “mensagem” certa a empresa.
Seguem aqui algumas dicas para que você dê uma boa impressão de si mesmo durante a entrevista:
Uma postura ereta quando você está sentado pode ajudar a deixar os seus ombros pra trás o que lhe faz parecer menos estressado. Cuidado, isso não quer dizer que você deve fazer um ângulo reto entre as suas pernas e as suas costas. Durante a entrevista, a sua postura vai ter um impacto nas pessoas e na percepção que elas terão de você.
Acenar com a cabeça durante a conversa é uma forma não verbal de opinar e encoraja as pessoas que estão falando com você. Cuidado para não acenar automaticamente sem escutar de verdade. Você poderia então dar a impressão que você está de acordo com tudo que foi dito.
O seu sorriso é sinônimo de amabilidade. Ainda por cima, foi provado que o sorriso lhe deixa mais feliz, qual seja o seu humor. Use seus olhos para se conectar com as pessoas com quem você está conversando. Esqueça o olhar de peixe morto que vai dar a impressão que você está entediado ou que você não está prestando atenção ao que está sendo dito. Também tente não piscar os seus olhos demais, isso pode ser visto como um sinônimo de estresse.
O aperto de mãos pode ser visto como uma ação muito mais intima de que uma simples interação. Por isso pode ser um momento difícil se você não é fã de contato tátil. Mas, é na hora do aperto de mãos que você pode transmitir fortes impressões. Não deixe passar essa ocasião para mostrar ao recrutador que você é uma pessoa com grande energia. Só tome cuidado para não esmagar a mão do recrutador!
Durante a entrevista, você pode ter a tentação de começar a brincar com uma caneta, de mexer no cabelo ou no rosto: são sinais de estresse. Para não ter a tentação de fazer esse tipo de gestos, coloque as suas mãos na mesa para que elas estejam visíveis pelo recrutador. Se você não conseguir deixa-las na mesa, calmas, use-as como os personagens políticos fazem: apoie o seu discurso com gestos.
Depois da entrevista, quando você estiver em pé, lembre-se de nunca cruzar os braços. Isso demonstra uma atitude negativa ao recrutador. Ele entende que você é uma pessoa fechada ou arrogante. Ao invés disso, deixe os seus braços ao longo de seu corpo.
Última dica, se você acabou de passar uma entrevista, lembre-se que todos os profissionais desse mundo passaram por essa etapa e, todos eles, sabem o quanto isso pode ser difícil.
Você pode enviar seu CV em nosso banco de dados CV e analisar a sua eficácia.
Aprenda mais
Você pode se registrar e se beneficiar facilmente de todo o poder do Jobijoba
Criar uma conta
Você pode pesquisar por localização, cargo, empresa e ter propostas pertinentes para ofertas de emprego.
Leia mais