Página principal  >  Conselhos  > Conselhos práticos  > Como dominar 90% de sua linguagem corporal

Como dominar 90% de sua linguagem corporal

60 pessoas interessadas neste artigo
Dominar a sua linguagem corporal durante uma entrevista de emprego

Gratisography.com

Você está pronto para ir a uma entrevista de emprego. Você já tem uma ideia de quais são as perguntas que o recrutador vai te fazer e das respostas que você vai dar. Mas, você pensou na sua linguagem corporal? 37% dos recrutadores já tem uma opinião de você após os 5 primeiros minutos da entrevista. Por isso é muito importante que você saiba dominar a sua linguagem corporal para ter certeza de encaminhar a “mensagem” certa a empresa.


Seguem aqui algumas dicas para que você dê uma boa impressão de si mesmo durante a entrevista:


1. Cuidado com a postura!

Uma postura ereta quando você está sentado pode ajudar a deixar os seus ombros pra trás o que lhe faz parecer menos estressado. Cuidado, isso não quer dizer que você deve fazer um ângulo reto entre as suas pernas e as suas costas. Durante a entrevista, a sua postura vai ter um impacto nas pessoas e na percepção que elas terão de você.


2. Mostre-se interessado

Acenar com a cabeça durante a conversa é uma forma não verbal de opinar e encoraja as pessoas que estão falando com você. Cuidado para não acenar automaticamente sem escutar de verdade. Você poderia então dar a impressão que você está de acordo com tudo que foi dito.


3. Sorria com os olhos

O seu sorriso é sinônimo de amabilidade. Ainda por cima, foi provado que o sorriso lhe deixa mais feliz, qual seja o seu humor. Use seus olhos para se conectar com as pessoas com quem você está conversando. Esqueça o olhar de peixe morto que vai dar a impressão que você está entediado ou que você não está prestando atenção ao que está sendo dito. Também tente não piscar os seus olhos demais, isso pode ser visto como um sinônimo de estresse.


4. Controle as suas mãos!

O aperto de mãos pode ser visto como uma ação muito mais intima de que uma simples interação. Por isso pode ser um momento difícil se você não é fã de contato tátil. Mas, é na hora do aperto de mãos que você pode transmitir fortes impressões. Não deixe passar essa ocasião para mostrar ao recrutador que você é uma pessoa com grande energia. Só tome cuidado para não esmagar a mão do recrutador!



Durante a entrevista, você pode ter a tentação de começar a brincar com uma caneta, de mexer no cabelo ou no rosto: são sinais de estresse. Para não ter a tentação de fazer esse tipo de gestos, coloque as suas mãos na mesa para que elas estejam visíveis pelo recrutador. Se você não conseguir deixa-las na mesa, calmas, use-as como os personagens políticos fazem: apoie o seu discurso com gestos.


Depois da entrevista, quando você estiver em pé, lembre-se de nunca cruzar os braços. Isso demonstra uma atitude negativa ao recrutador. Ele entende que você é uma pessoa fechada ou arrogante. Ao invés disso, deixe os seus braços ao longo de seu corpo.


Última dica, se você acabou de passar uma entrevista, lembre-se que todos os profissionais desse mundo passaram por essa etapa e, todos eles, sabem o quanto isso pode ser difícil.

08/01/2016
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a! 0 comentários
Deixar a minha opinião
Essas dicas podem lhe interessar
Assunto Fazer um currículo quando se tem pouca experiência? Nossas 7 dicas
Assunto Um currículo original para se destacar
Assunto Porque escrever “eu quero trabalhar” não adianta nada?
Assunto O meu programa “emprego” personalizado
Notícia Uma carta de apresentação feita de tweets
Notícia Jovem de Minas Gerais torna o seu currículo viral
Ver todas dicas de CV, carta de apresentação e entrevista de emprego