Página principal  >  Conselhos  > Conselhos práticos  > E se a gente testasse sua reputação digital?

E se a gente testasse sua reputação digital?

41 pessoas interessadas neste artigo
Como controlar sua imagem virtual

nenetus

Que você esteja procurando um emprego ou que seja empregado em alguma empresa, você tem que tomar cuidado com sua imagem na internet. Tudo bem, você não é nenhum famoso. Mas você está na internet. Muitos recrutadores usam as redes sociais para selecionar candidatos então, como cuidar de sua reputação digital? Pois é, os recrutadores podem usar a internet para averiguar informações de seu currículo (datas, experiências, diplomas) para te conhecer melhor.
Para certos empregos de representação ou de criatividade, é uma maneira de avaliar o nível de influência do candidato.


Eu me procuro no Google!


Vamos fazer o teste? Primeiro, digite o seu nome e sobrenome no Google para ver o que aparece. E aí, surpreso? Perfis Facebook, Google+, LinkedIn, Instagram, Twitter, último evento onde você foi, último projeto de qual você participou... podemos acessar a várias informações suas. Cuidado com as surpresas com seus xarás que podem ter vidas totalmente diferentes da sua! Imagens, comentários, atualidades, é preciso pesquisar tudo isso.


Ferramentas para medir sua visibilidade


Segundo uma pesquisa recente americana, quase 52% dos internautas usam várias redes sociais (estudo do Pew Research Center). Para ter uma boa representação de sua presença na internet, você pode usar ferramentas como Youseemii ou Webmii. Esses sites lhe dão um índice de sua visibilidade em diferentes sites.


Connect6 junta as informações públicas achadas sobre você na internet. Esse site pode te surpreender. Você pode ver o seu perfil de uma forma totalmente diferente no Connect6. Assim você pode controlar quais informações você deseja deixar públicas ou não.


Controlar sua imagem: vida profissional e vida pública


Na época das selfies, pode parecer interessante controlar as informações que você quer deixar visível na internet (fotos, informações, dados pessoais, histórico de navegação...). Para isso, você pode modificar os parâmetros de confidencialidade nas suas contas principais.


REMPLIR CECI

Um exemplo de modificação dos parâmetros de confidencialidade (print do Facebook).


No LinkedIn você pode também alterar os parâmetros para que você não seja mais visível quando você consulta outros perfis. Para isso, vá em “Conta”, “Configuração e privacidade”. Clique em “Selecionar o que as pessoas verão após sua visita ao perfil das mesmas”.


Outra coisa, cuidado com a foto que você vai escolher. A foto nesse tipo de site tem que ser profissional. Evite então selfies, fotos com pessoas cortadas, fantasiada...


Desenvolver sua presença profissional na internet


REMPLIR CECI

A rede social LinkedIn é uma vitrine de sua carreira. Muitas vezes, somos menos ativos nos grupos ou fóruns de conversa em relação com sua profissão. Para profissões criativas, a abertura e animação de um blog pode ser um meio de se tornar “famoso” eter contatos para a continuação de sua carreira. Mesma coisa para os freelancers aí. Mas lembre, cuidado com a foto de perfil que você for escolher...


Agora você está com certeza um pouco mais preparado para gerenciar sua imagem pessoal e profissional! Você conhece outros métodos? Dê-nos dicas nos comentários...

28/09/2015
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a! 0 comentários
Deixar a minha opinião
Essas dicas podem lhe interessar
Assunto Dica rápida: encontrar o e-mail profissional de um recrutador
Assunto As 10 perguntas que você deve saber responder para uma entrevista
Assunto O seu currículo espelha mesmo suas competências e habilidades?
Assunto Se dar bem em uma entrevista de emprego
Notícia Uma carta de apresentação feita de tweets
Notícia Jovem de Minas Gerais torna o seu currículo viral
Ver todas dicas de CV, carta de apresentação e entrevista de emprego