Página principal  >  Conselhos  > Conselhos práticos  > Deixar meu CV online atraente para os recrutadores!

Deixar meu CV online atraente para os recrutadores!

28 pessoas interessadas neste artigo
Se mostrar atrativo com o seu CV online

© Light Impression

O “sourcing” é usado pelos empregadores para achar currículos de candidatos correspondentes as competências que eles procuram. Para isso, eles fazem uma pesquisa com palavras-chave. Seu CV é a “vitrine” de sua carreira profissional. Publicá-lo online lhe pode lhe dar uma grande visibilidade para recrutadores potenciais. Dependendo da vaga que você gostaria, empregadores podem entrar em contato com você logo depois de sua difusão online. Isso acontece bastante com vagas de áreas comerciais, engenheiros e na área da informática também. As agências de recrutamento também usam muito esses sites de cadastro de currículo.


Fácil de fazer, com alguns cliques, seguem algumas regras para ser eficiente na publicação de seu CV online:


Um currículo online continua sendo um currículo


O conteúdo de um CV online é parecido com um CV “clássico”. Temos que encontrar as mesmas informações nele: experiências, competências, estudos e diplomas, etc. O currículo online tem a vantagem de poder ser mais completo ainda.


Mas isso não quer dizer que você tem que contar sua vida inteira nele. Descrever uma experência de garçom quando você era estudante não é muito interessante quando você está procurando uma vaga de técnico de manutenção... Selecione as experiências que parecem mais em relação com seu objetivo profissional.


Escolher um título explícito


O título deve indicar claramente seu objetivo. Mas cuidado, as vezes, de uma empresa para outra, uma mesma missão pode ter dois nomes de vaga diferentes. Também tem que evitar de usar títulos que poderiam ser considerados como genéricos demais, senão o seu currículo não vai se destacar dos outros. Tente ser mais específico: por exemplo, se você é assistente de marketing, diga também que você tem a especialidade “emarketing”, “web 2.0”, “community manager”. Você pode botar como título principal “assistente de marketing” e, logo abaixo, essas duas ou três competências principais que resumem perfeitamente seu perfil.


Use palavras que acertem na mosca!


Você deve pensar no posicionamento de seu currículo nos resultados da pesquisa desde a redação. O seu objetivo: que ele tenha as palavras-chave que os recrutadores vão procurar quando eles pesquisarão um perfil como o seu.


Para identificar essas palavras-chave, você pode se inspirar de anúncios que lhe interessam e identificar as competências procuradas para essas vagas. Essas palavras-chave são as suas competências e habilidades que você deve colocar em seu CV.


Você pode também colocar links direcionando para realizações suas, como um portfolio por exemplo. Para alguns empregos, como os empregos criativos, é bom que o seu link encaminhe para seu book de fotografias ou projetos.


LinkedIn?


Esse site lhe permite de ter um perfil online com o seu percurso completo e o que você procura. Também, você pode mostrar seus interesses profissionais participando de fóruns e grupos de conversa. Lembre de colocar links em seu CV para o seu perfil LinkedIn.


Fique ativo


Para ser eficiente, seus currículos online devem sempre ser atualizados para aparecer nos primeiros resultados de pesquisa. Se você não fizer nenhuma modificação ou revisão de seus CV, eles só aparecerão nas últimas páginas de resultados de pesquisa dos recrutadores. É a mesma coisa que os resultados do Google: é raro você ir ver quais são os resultados nas páginas depois da terceira página. Pense então em atualizá-lo!


Os recrutadores usam bastante os sites de cadastro de currículo para achar candidatos. Quando o seu CV estiver online, prepare-se para receber telefonemas!


Você pode criar ou importar o seu currículo no nosso site, para divulgá-lo para milhares de recrutadores. Você também pode fazer o download e imprimir.

25/09/2015
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a! 0 comentários
Deixar a minha opinião
Essas dicas podem lhe interessar
Assunto O seu currículo espelha mesmo suas competências e habilidades?
Assunto Entrevista de emprego: como se vestir? O que fazer com suas mãos?
Assunto Conselhos e dicas para fazer um bom currículo
Assunto Como tirar sua Carteira de Trabalho?
Notícia Uma carta de apresentação feita de tweets
Notícia Jovem de Minas Gerais torna o seu currículo viral
Ver todas dicas de CV, carta de apresentação e entrevista de emprego