Página principal  >  Conselhos  > Conselhos práticos  > Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

34 pessoas interessadas neste artigo
Como se vestir em uma entrevista de emprego?

NinaMalyna

Você mandou várias cartas de apresentação e ativou sua rede de contatos profissionais (networking)... e você fez bem, hoje você tem uma entrevista.


Dia D, você está pronto, imprimiu seu currículo e pensou em tudo!
Tudo mesmo? Até na sua roupa? Todos nós nos fazemos essa pergunta antes de ir à uma entrevista de emprego: “o que eu devo usar? Eu tenho mesmo que ir de terno?”


Não é sempre fácil de decidir quando a gente não sabe grandes coisas sobra a empresa... Será que o ambiente é mais descontraido ou mais formal?


Alguns candidatos vão tomar um cafézinho não longe da empresa só para observar como os empregados se vestem... Pode ser uma opção se você está mesmo ansioso com isso! Senão, a nossa melhor dica é de se vestir de maneira “clássica”.


Qual é o risco? Chegar de paletó quando as pessoas em volta estão de calça jeans e tênis. Pode parecer constrangedor mas pense nisso: essas pessoas já fazem parte da empresa... você não!


Não é a hora de cometer um erro com suas roupas. Para te ajudar a ter o look básico para entrevistas, seguem alguns conselhos:


Escolha de roupas para homens:


Você pode vestir uma calça de cor escura com uma camisa social, de preferência de uma única cor. Você pode também usar uma gravata se é um costume seu ou se a sua área de atuação obriga (como nas profissões do banco por exemplo).


Melhor ainda, seria se você usasse um terno – pois é, esse aí mesmo que está guardado no fundo do seu armário!


É claro que esses conselhos são principalmente para as áreas onde a aparência vestimentar tem que ser bem caprichada. Se a sua candidatura foi para uma start-up ou uma empresa “jovem”, deixe a gravata e o terno no armário. Mesmo conselho se você está procurando um emprego criativo em uma agência por exemplo.


Não esqueça: os recrutadores tem as vezes pouco tempo para saber quem você é. Ter sucesso na entrevista é uma questão de atitude! Se um erro de look pode não ser muito importante, chegar atrasado e de cara feia é bem mais arriscado por exemplo.


Escolha de roupas para mulheres:


Ótima notícia: você tem mais escolhas que seus colegas masculinos. Você pode hesitar entre uma calça, uma saia e até um vestido. Coloque uma camisa social ou uma blusa apropriada (mas não camisetas com frases escritas ou cores vivas demais). Vista-se como você está mais acustumada, você vai ganhar em eficiencia se a escolha de roupas não te estressar.


Agora, vamos falar dos sapatos: você pode usar sapatos com ou sem salto. Para os sapatos de salto alto, evite saltos de mais de 10 centímetros. Você não sabe se você vai ter que andar muito (para visitar a empresa por exemplo) e... você não estava contando com a altura de suas pernas para ser escolhida, não é?


Nosso último conselho vai para suas mãos ou melhor, suas unhas. Você já deve saber, unhas limpas e bem cuidadas são o mínimo. Mas é claro que você pode usar esmalte.


Ainda bem que a aparência não faz tudo em uma entrevista. Geralmente, um erro de look não deveria te eliminar. A menos que sua atitude não ajude. Para sua roupa, lembre de nossas dicas e tenha um mínimo de bom senso. Para a atitude, conte com sua motivação para se diferenciar.



Boa sorte!

22/09/2015
Sua opinião nos interessa, compartilhe-a! 0 comentários
Deixar a minha opinião
Essas dicas podem lhe interessar
Assunto Posso mentir no meu currículo?
Assunto O meu programa “emprego” personalizado
Assunto Um currículo original para se destacar
Assunto Os itens de um bom currículo
Notícia Uma carta de apresentação feita de tweets
Notícia Jovem de Minas Gerais torna o seu currículo viral
Ver todas dicas de CV, carta de apresentação e entrevista de emprego