Página principal > Dicas de emprego > Encontrado na internet > As micros e pequenas empresas são fonte de emprego na América Latina

As micros e pequenas empresas são fonte de emprego na América Latina

0 pessoas interessadas neste artigo

Empresas que geram mais empregos no Brasil e na América Latina

© digitalart

De acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado começo de setembro 2015, “as 10 milhões de micro e pequenas empresas que existem na América Latina e no Caribe têm importância crítica para o futuro da região, pois geram a maior parte do emprego”.


Assim, as “MPE” (micro e pequenas empresas) geram 75% dos empregos da região contando os trabalhadores autônomos (e 47% sem os autônomos).


Segundo o diretor da OIT para a América Latina e o Caribe, José Manuel Salazar, as MPE permitiram a redução das desigualdades de riqueza e pobreza na região. Para ele, os esforços feitos até agora tem que ser redobrados para que não aconteça uma desaceleração global e assim proteger esse setor.


Ele argumentou: “É mais importante do que nunca políticas para fortalecer essas empresas. De onde virão o crescimento e os novos empregos? Muitos terão que vir desse segmento. Temos que conseguir não apenas que elas se mantenham, mas também que cresçam.”.


Hoje em dia, já existem certos obstáculos como a informalidade do trabalho, a falta de proteção social ou o acesso ao financiamento para essas micro e pequenas empresas. A culpa vem muitas vezes de um sistema bastante complicado de gerenciar para os empreendedores.


Para lutar contra esses obstáculos existentes e os que, com certeza, surgirão no futuro, o relatório aconselha a criação de “um ambiente mais propício para as empresas” com uma “mudança estrutural que a América Latina e o Caribe precisam para elevar sua produtividade, criar mais e melhores empregos e reduzir a desigualdade”.


Saiba mais no link abaixo:

dia 14/10/2015

2 Curtir

Curtir

Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!

0 comentários

Deixar a minha opinião

Essas dicas também podem te interessar

Uma carta de apresentação feita de tweets

A história de Youcef, estudante que fez sua carta de apresentação com o Twitter !

dia 22/01/2016

1

0

Jovem de Minas Gerais torna o seu currículo viral

A boa ideia do dia: Luiza, jovem de 22 anos usou um gif animado para divulgar o seu currículo e buscar um estágio.

dia 15/01/2016

1

1

Um morador de rua consegue emprego graças ao Twitter

Em julho 2015, um morador de rua conseguiu um emprego graças a bondade dos internautas.

dia 05/01/2016

0

0

Mark Zuckerberg vai tirar dois meses de licença paternidade

A licença paternidade vista por Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook é um exemplo bonito de um homem que quer estar sempre envolvido na vida de seus filhos.

dia 25/11/2015

4

0

“O” ou “A” chefe?

Os estudos o comprovam: ainda tem muito para ser melhorado para atingir o objetivo de igualdade entre homens e mulheres no trabalho.

dia 16/11/2015

4

1

#TodoMundoSeAjudando, a nova campanha solidária do Habib's

A rede de fast food Habib's teve a ideia do século: ajudar quem precisa de um emprego em troca de um empurrãozinho com uma promoção.

dia 13/11/2015

4

1

Siga-nos nas redes sociais

12 compartilhamentos