Página principal > Dicas de emprego > Encontrado na internet > Os baby-boomers invadem o mercado de trabalho

Os baby-boomers invadem o mercado de trabalho

339 pessoas interessadas neste artigo

Os idosos que voltam ao mercado do trabalho

Roman Globa

Negócio falido, sem aposentadoria e reservas de dinheiro acabando, Júlio César Alves Ferreira, 63 anos, está à procura de um emprego. Morador da zona Norte do Rio de Janeiro, ele teve que apertar o cinto e cortar certas despesas: viagens, passeios e idas ao cinema. Só sobrou o seu vício por cigarros. Distribuiu currículos e passou entrevistas mas não teve retorno. Ele diz “Está difícil, ainda mais para uma pessoa da minha idade”.


A história de Júlio César está cada dia mais comum. Recentemente, com a quebra de poder de compra das famílias brasileiras e a crise financeira, os brasileiros são cada vez mais a procurar um emprego no mercado do trabalho.


Segundo Folha Vitória, “a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, mostra que, no segundo trimestre, 1,747 milhão de pessoas engrossaram a força de trabalho (formada por pessoas empregadas ou em busca de trabalho) na comparação com igual período de 2014 - destas, 502 mil têm 60 anos ou mais”.


Uma tendência mundial surgiu há pouco tempo: os idosos continuam a trabalhar e/ou procuram empregos enquanto a economia estiver ruim. De acordo com Folha Vitória no Brasil, nas seis principais regiões metropolitanas, “90% das pessoas que ingressaram no mercado de trabalho neste ano tem 50 anos ou mais”.


Essa população de baby-boomers (entre 50 e 60 anos, que nasceram nos anos 1950, época de grande fecundidade, logo depois da 2ª guerra mundial) faz crescer a proporção da população que está procurando uma vaga de emprego.


Folha Vitória mostrou o lado positivo dessa tendência: “o Brasil precisa de uma força de trabalho maior para poder continuar crescendo”.


Veja mais no site da nossa fonte:

dia 14/10/2015

1 Curtir

Curtir

Sua opinião nos interessa, compartilhe-a!

0 comentários

Deixar a minha opinião

Essas dicas também podem te interessar

Uma carta de apresentação feita de tweets

A história de Youcef, estudante que fez sua carta de apresentação com o Twitter !

dia 22/01/2016

1

0

Jovem de Minas Gerais torna o seu currículo viral

A boa ideia do dia: Luiza, jovem de 22 anos usou um gif animado para divulgar o seu currículo e buscar um estágio.

dia 15/01/2016

1

1

Um morador de rua consegue emprego graças ao Twitter

Em julho 2015, um morador de rua conseguiu um emprego graças a bondade dos internautas.

dia 05/01/2016

0

0

Mark Zuckerberg vai tirar dois meses de licença paternidade

A licença paternidade vista por Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook é um exemplo bonito de um homem que quer estar sempre envolvido na vida de seus filhos.

dia 25/11/2015

4

0

“O” ou “A” chefe?

Os estudos o comprovam: ainda tem muito para ser melhorado para atingir o objetivo de igualdade entre homens e mulheres no trabalho.

dia 16/11/2015

4

1

#TodoMundoSeAjudando, a nova campanha solidária do Habib's

A rede de fast food Habib's teve a ideia do século: ajudar quem precisa de um emprego em troca de um empurrãozinho com uma promoção.

dia 13/11/2015

4

1

Siga-nos nas redes sociais

12 compartilhamentos