Supervisionar, planejar e executar as estratégias de comunicação interna e externa das empresas do Grupo Costa Ramos, garantindo o alinhamento das ações com os objetivos de negócio, o fortalecimento das marcas e o engajamento dos públicos estratégicos.Ser o ponto focal entre a Gerência de Marketing e as unidades de negócio, identificando e reportando necessidades e oportunidades de comunicação que impulsionem o crescimento e a reputação das empresas do grupo.Supervisionar a execução do plano de comunicação interna e externa, incluindo campanhas, eventos, ações de ativação de marca, endomarketing e trade marketing.Gerenciar a interlocução com a assessoria de imprensa terceirizada, acompanhando a produção de releases, clipagens de mídia espontânea e propondo pautas estratégicas alinhadas aos objetivos institucionais.Supervisionar e orientar as equipes na condução das atividades de comunicação, assegurando a qualidade, coerência e eficácia das entregas.Participar ativamente do desenvolvimento de políticas, processos e procedimentos da área de comunicação.Contribuir para o planejamento e execução de campanhas institucionais, promocionais e comerciais voltadas para os públicos B2C e B2B.Apoiar o desenvolvimento de estudos de mercado, análises de concorrência e tendências, contribuindo para o posicionamento e reposicionamento das marcas e serviços.Planejar, organizar e executar eventos estratégicos como as Confrarias Mensais (B2B) e demais ativações de marca voltadas para ampliação da presença institucional e de vendas.Supervisionar o desenvolvimento de calendários e conteúdos para:
Redes sociais (Instagram, LinkedIn, Facebook, YouTube);
Materiais para osite, app, blog, portais digitais e revistas institucionais;
Roteiros e produção do Proauto Cast, podcast institucional do grupo.Garantir a atualização e consistência das mensagens nos canais de comunicação internos e externos.Estabelecer critérios de atendimento ao público interno e externo com excelência, promovendo a imagem do grupo e a experiência do colaborador.Apoiar e supervisionar ações de endomarketing e cultura organizacional em consonância com os valores da empresa.Realizar gestão da equipe, cuidando de férias, treinamentos, avaliação de desempenho e desenvolvimento dos profissionais.Interagir com áreas de interface para levantamento de dados, definição de indicadores e construção de estratégias conjuntas.Representar o Grupo Costa Ramos em eventos institucionais, feiras e encontros externos, sempre que designado.RequisitosFormação Acadêmica✓ Ensino Superior completo em Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas ou áreas correlatas.✓ Pós-graduação em Comunicação Corporativa, Branding, Marketing Estratégico ou Gestão da Comunicação será diferencial competitivo.Técnicas e Operacionais✓ Redige conteúdos institucionais e publicitários para múltiplos canais com foco em reputação e conversão.✓ Atua com copywriting, storytelling e padronização de linguagem de marca.✓ Planeja e desenvolve roteiros para vídeos, campanhas digitais, podcasts e Reels.✓ Supervisiona revisões textuais com foco em consistência e aderência ao posicionamento da marca.✓ Garante a gestão e operação fluida de plataformas como Meta Business Suite, LinkedIn, WordPress e YouTube Studio.✓ Aplica práticas de SEO em conteúdos editoriais e institucionais, otimizando performance e alcance orgânico.Conhecimentos Técnicos✓ Comunicação corporativa estratégica (interna e externa).✓ Gestão de canais digitais com foco na jornada do consumidor.✓ Programação e planejamento de mídia (orgânica e paga).✓ Redação multiplataforma (digital, impressa e audiovisual).✓ Media training e gestão de relacionamento com a imprensa.✓ Domínio do Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint).✓ Familiaridade com ferramentas de gestão e análise (Power BI, Trello, Notion, ferramentas de clipping e monitoramento de mídia).Ferramentas e Plataformas✓ Domina ferramentas de gestão de conteúdo e redes sociais (Meta, LinkedIn, YouTube), CRM (RD Station, Mailchimp).✓ Possui noções práticas de (Canva, CapCut) e (Meta, Google Analytics, Power BI).Criativas✓ Lidera campanhas institucionais e promocionais com visão estratégica.✓ Transforma posicionamentos de marca em narrativas claras e impactantes.✓ Adapta a linguagem para múltiplos públicos e canais com consistência.✓ Desenvolve roteiros e direciona conteúdos para vídeos, podcasts e eventos.✓ Garante qualidade e alinhamento na produção de conteúdos multimídia.Relacionais✓ Atua como elo estratégico com a assessoria de imprensa, pautando temas e acompanhando resultados.✓ Facilita a integração com áreas-chave (RH, Comercial, Diretoria) para alinhamento de ações.✓ Representa a marca em eventos e articulações externas.✓ Conduz reuniões, briefings e apresentações com foco em resultados.✓ Gerencia relacionamentos complexos com escuta ativa e visão colaborativa.Estratégicas✓ Planeja e executa o Plano de Comunicação Corporativa do grupo.✓ Gerencia calendário editorial e campanhas institucionais e promocionais.✓ Supervisiona eventos estratégicos B2B e ações de trade marketing.✓ Contribui na construção de políticas de marca e comunicação.✓ Monitora tendências e concorrência para apoiar decisões de posicionamento.✓ Define KPIs e acompanha performance das ações.✓ Supervisiona canais proprietários:
redes sociais, podcast, blog, site e app.BenefíciosSegue Nossos BenefíciosVale transporte.Vale alimentação/refeição (Flash - sem desconto em folha). 21,00 por dia trabalhadoVale combustível (sem desconto em folha). 400,00 ou Vale transporte 6% de descontoAmil saúde (sem desconto em folha).Amil dental (opcional - com desconto em folha de R$24,98).Proflex - desconto em faculdades (grupo Anima, FIA, ESPM) e lojinha Proauto.Gympass com custo zero até o plano Basic.Tipo de vaga:
Tempo integral, Efetivo CLTSeniority levelSeniority levelMid-Senior levelEmployment typeEmployment typeFull-timeJob functionJob functionMarketing, Public Relations, and Writing/EditingIndustriesAdvertising ServicesReferrals increase your chances of interviewing at PROAUTO by 2xGet notified about new Communications Supervisor jobs in Greater Campinas.We’re unlocking community knowledge in a new way. Experts add insights directly into each article, started with the help of AI.#J-18808-Ljbffr