Formação e Experiência:
Graduação completa em Ciências Contábeis, Administração, Economia, Engenharias e/ou afins.
Pós-graduação em gestão de riscos e controle financeiro, serão um diferencial.
Experiência comprovada em instituições financeiras e área de controles internos e riscos operacionais.
Disponibilidade para viagens.
Competências Técnicas:
Conhecimento em operações e serviços bancários Contabilidade bancária.
Normativos de instituições financeiras Controles internos.
Gestão de riscos.
Sistemas de tecnologia da informação Legislação societária e tributária Prevenção à lavagem de dinheiro Gestão de normativos internos.
Competências Comportamentais:
Gestão de Pessoas.
Comunicação clara e eficaz.
Gestão de Indicadores.
Foco em Resultados.
Facilidade com plataformas e ferramentas digitais.
Visão Sistêmica.
Organização e Controle.
Objetivo: Assegurar a execução dos procedimentos internos, conformidade e riscos (crédito, mercado, liquidez e operacional) de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo sistema. Acompanhar a adequação, fortalecimento e funcionamento do Sistema de Controles Internos e Compliance da Cooperativa, visando a mitigação dos riscos.
Responsabilidades:
Coordenar o processo de disseminação da cultura de conformidade gerenciamento de riscos e procedimentos de controles internos, visando estar em conformidade com os padrões e metodologias sistêmicas.
Assegurar o armazenamento e documentação das perdas operacionais da Cooperativa de Crédito e agências, com o intuito de identificar e agir sobre as causas e efeitos das perdas registradas.
Gerenciar as atividades relacionadas as perdas operacionais.
Acompanhar os planos de ação evidenciados nas matrizes de risco.
Definir junto com a Diretoria os níveis de controle de risco que a cooperativa quer implementar e responder pela implantação destes.
Aprimorar a gestão dos indicadores internos da cooperativa e gerenciamento de risco, com reporte aos diretores.
Estabelecer canais de comunicação e reporte dos resultados das avaliações de riscos e controles, bem como das perdas operacionais, à Diretoria, ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal da Cooperativa de Crédito, visando munir a alta administração com informações para a tomada de decisão.
Coordenar as atividades relacionadas as auditorias internas e externas da Cooperativa, visando estabelecer uma comunicação eficiente entre cooperativa e órgãos fiscalizadores.