A Empresa
1. Multinacional de insumos químicos agrícolas, na Região Metropolitana de Campinas-SP.
Descrição da vaga
2. Definir, liderar e monitorar a estratégia anual de vendas por região, produto e margem;
3. Elaborar previsões de vendas e orçamento de gastos alinhados com os objetivos do negócio;
4. Identificar oportunidades em mercados existentes e potenciais, visando expansão e crescimento sustentável;
5. Estruturar critérios comerciais, como pedido mínimo, mix de produtos e estratégias de preço/custo;
6. Monitorar indicadores de desempenho e preparar relatórios comerciais detalhados;
7. Gerir e ajustar o portfólio de produtos, políticas de preços e estratégias comerciais;
8. Integrar informações relevantes entre Marketing e Business Intelligence para suporte na tomada de decisão;
9. Acompanhar o CRM e realizar o mapeamento de clientes-chave (revendas e grandes contas);
10. Organizar informações de S&OP para garantir alinhamento fluido entre áreas internas;
11. Servir como ponto de interface com Customer Service, Suprimentos e backoffice para maior eficiência operacional;
12. Gerenciar e desenvolver o time comercial em competências como comunicação, conhecimento técnico, negociação, relacionamento e entrega de resultados;
13. Estruturar e dimensionar a equipe para sustentar expansões regionais e industriais;
14. Delegar atividades de forma que promova o crescimento das lideranças dentro da equipe;
15. Definir critérios e indicadores-chave para organizar e melhorar continuamente o trabalho do time;
16. Desenvolver estratégias para fortalecimento de relacionamento e aproximação ao mercado agro;
17. Estruturar e negociar propostas comerciais e políticas de preços competitivas;
18. Apoiar coordenações de vendas na resolução de situações comerciais complexas.
Perfil desejado
19. Profissional com expertise em gestão comercial no segmento agro, aliado à capacidade de alinhar estratégias comerciais com a visão de mercado;
20. Habilidade em liderar equipes, promover colaboração intersetorial e alcançar resultados orientados à performance e ao crescimento sustentável;
21. Forte capacidade analítica e visão estratégica, com habilidade para construir relacionamentos duradouros e negociações assertivas;
22. Formação Acadêmica: Graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia;
23. Especialização: Pós-graduação ou MBA em Gestão de Pessoas, Gestão Comercial ou Marketing;
24. Inglês Avançado, disponibilidade de atuação em Campinas e região e disponibilidade para viagens.