Descrição Sumária Das Atividades
O Coordenador ABA é responsável por todo o processo de avaliação e intervenção. Deve planejar e/ou conduzir a avaliação comportamental (utilizando instrumentos adequados ao perfil do paciente) e uma avaliação funcional de comportamentos problema (caso o paciente apresente comportamentos problema, que serão alvo de intervenção). Após a avaliação, o supervisor ABA seleciona os objetivos e define um plano de intervenção comportamental de forma individualizada.
Requisitos Obrigatórios
1. Graduação em cursos na área da saúde.
2. Pós graduação em ABA.
3. Registro ativo nos órgãos competentes;
4. Experiência em terapias especiais.
Requisitos Desejáveis
1. Cursos na área do TEA;
2. Cursos voltados para o desenvolvimento atípico.
Habilidades Técnicas
1. Avaliar, investigar e criar hipóteses diagnósticas;
2. Desenvolvimento de planos de tratamentos para o paciente neuroatípico.
Habilidades Comportamentais
1. Segurança nas decisões;
2. Transparência;
3. Comunicação assertiva;
4. Empatia;
5. Resiliência;
6. Curioso no que diz respeito as práticas baseadas em evidências, para estar sempre atualizado.
Atividades
1. Realizar supervisões periódicas, que podem ser em formato de reunião com os aplicadores e observação das sessões. Acessar os dados de evolução do paciente (a partir de registros e gráficos) e fornecer orientações com base nas observações e nos dados do desempenho;
2. Conduzir avaliação comportamental;
3. Definir objetivos de intervenção;
4. Monitorar o desempenho e progresso do paciente;
5. Elaborar relatórios de progresso;
6. Treinar e supervisionar aplicadores;
7. Fornecer orientações e treinamento para pais e/ou cuidadores, quando necessário;
8. Planejar a continuidade ou a redução da terapia a depender da evolução e das necessidades atuais do paciente;
9. A partir do plano de intervenção comportamental, deverá elaborar os programas de intervenção e planejar o formato das sessões.
10. Discutir casos com a equipe multi;
11. Utilizar os sistemas internos da Unimed Natal para a evolução do paciente;
12. Prezar pelo sigilo das informações do setor, diariamente, não repassando informações confidenciais as demais pessoas, a fim de manter a confidencialidade de dados;
13. Prezar pela otimização de recursos materiais, diariamente, utilizando da melhor forma os recursos, a fim de evitar desperdício;
14. Prezar pelo cumprimento dos processos e políticas da Unimed Natal;
15. Prezar pelo cumprimento das normas de segurança do trabalho, diariamente, sendo cauteloso nas atividades que a norma exige, a fim de evitar acidentes para si e toda equipe;
16. Atuar em atividades da equipe, sempre que necessário, atuando em demandas de colegas, a fim de suprir necessidades no caso de ausências na equipe;
17. Comparecer em treinamentos, sempre que necessário, participando ativamente, a fim de prezar por um melhor desenvolvimento;
18. Comparecer em reuniões de multiterapias, sempre que necessário, participando e propondo ideias que contribuam para o objetivo da área.
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