Descrição do Cargo
O Supervisor de Comércio Exterior supervisionará a equipe de comércio exterior e coordenará as operações internacionais da empresa, garantindo que processos de exportação sejam realizados de forma eficiente, dentro das normas e regulamentações.
Responsabilidades
* Compreender as necessidades de cada cliente;
* Gerenciar o relacionamento da empresa com seus clientes;
* Supervisionar e planejar o trabalho da equipe envolvida nas operações de comércio exterior;
* Gestão integrada da comunicação com o cliente;
* Avaliar produtos e serviços para garantir conformidade com normas e regulamentações internacionais;
* Atendimento de clientes e vendedores internacionais;
* Definir os meios de transporte mais adequados para cada operação e acompanhar o fluxo de documentos alfandegários;
* Influenciar relações internas de forma a melhorar a qualidade de Serviço ao Cliente Externo;
* Análise e revisão dos procedimentos interdepartamentais;
* Gerenciamento de riscos de problemas potenciais com clientes e pedidos;
* Gerenciar e registrar reclamações trabalhando com orientação para soluções;
* Follow up com cliente e transportadora em entregas;
* Colocação de pedidos no M3, faturamento e expedição dos processos internacionais;
* Controle de envio de amostras para os solicitantes via Nexa;
* Produzir relatórios sobre mercados promissores e identificar oportunidades de expansão internacional;
* Revisar cronogramas de embarque para garantir que as operações de importação/exportação ocorram dentro do prazo;
* Emissão de NFs de amostras e vendas KN;
* Verificar documentos alfandegários, como faturas comerciais, certificados de origem e conhecimento de embarque;
* Acompanhar o desembaraço aduaneiro, assegurando que todas as exigências regulatórias sejam cumpridas;
* Reunir a equipe para discutir metas, desafios e novas regulamentações do comércio internacional;
* Confecção de relatório mensal do departamento;
Qualificações Requisitadas
* Desejável formação superior em Administração, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Marketing, Logística ou afins;
* Desejável idiomas: Inglês e/ou Espanhol;
* Conhecimentos básicos em pacote office;
* Bom atendimento, processamento de pedidos, emissão de relatórios, ERP;
* Conhecimento sobre exportação e documentos pertinentes à área;
* Gestão de equipe;
* Diferencial: Emissão de LPCO; Certificado Sanitário; tratativas com o MAPA;
* Cadeia internacional, desde o pedido até a saída do produto.
Vantagens do Cargo
* Opportunity de contribuir para o crescimento da empresa;
* Desenvolvimento profissional através de treinamentos e workshops;
* Trabalho em equipe e colaboração;
* Acesso a ferramentas e tecnologias avançadas;
* Melhoria contínua da qualidade de vida e bem-estar;