Descrição do Cargo
Como Gerente de Banquetes, você será responsável pela gestão de todos os aspectos e funções do departamento de banquetes. Dirigirá, implementará e manterá uma filosofia de serviço e gestão que será utilizada como guia aos colaboradores do departamento.
Breve descritivo de atividades:
* O Gerente de Banquetes reportará ao Gerente Geral da propriedade;
* Manter conhecimento completo e cumprir todas as políticas, procedimentos e padrões de serviço do departamento;
* Alinhar o planejamento estratégico do departamento de banquetes para atender às necessidades dos clientes e do negócio;
* Planejar, dirigir e coordenar os eventos/banquetes realizados no hotel;
* Apoiar a negociação de contratos de eventos sob a ótica do serviço de banquetes quando necessário;
* Desenvolver e manter as contas de banquetes, garantindo a satisfação do cliente antes, durante e após o(s) evento(s);
* Desenvolver relacionamento comercial e prestar apoio aos coordenadores/anfitriões dos grupos/eventos realizados na propriedade, pré e pós-evento;
* Prestar apoio comercial, operacional e logístico ao departamento de eventos e áreas correlatas;
* Realizar/participar de visitas técnicas de banquetes, reuniões e degustações de menu com clientes;
* Gerir a equipe com as necessidades do negócio;
* Gerir as escalas de trabalho da equipe de banquetes mediante as necessidades do departamento;
* Realizar o controle e gestão da contratação de mão de obra extraordinária;
* Organizar cronogramas de trabalho semanais de acordo com as diretrizes de pessoal e previsões de orçamento;
* Realizar a gestão financeira/orçamentária do departamento: previsão mensal, trimestral, orçamento anual, controle de custo, inventários mensais e outros controles obrigatórios estabelecidos e realizados pelo departamento/propriedade;
* Gerenciamento e organização das instalações, estoques, equipamentos e ferramentas de trabalho;
* Realizar inspeções periódicas nas áreas/salas de eventos quanto à limpeza, manutenção, condições de funcionamento e instalação adequada de móveis/equipamentos, corrigindo quaisquer deficiências junto aos respectivos departamentos;
* Manter conhecimento completo dos requisitos de serviço para funções atribuídas: seleções detalhadas dos menus de alimentos e bebidas, ingredientes principais, aparência, textura, padrões de qualidade, guarnição e método de apresentação;
* Estar presente durante a realização dos eventos, auxiliando as equipes de banquetes e eventos em suas funções de trabalho, para garantir o oferecimento do melhor serviço aos participantes;
* Auxiliar e orientar os clientes sobre as melhores opções a fim de atender às suas necessidades, consoantes ao tipo de evento a ser realizado (montagens, espaço, serviços);
* Transmitir as necessidades do(s) cliente(s) aos departamentos responsáveis;
* Auxiliar os clientes na seleção de itens do(s) menu(s) de banquetes acordo com suas necessidades e tipo(s) de evento(s);
* Manter conhecimento completo acerca dos horários programados para o serviço, solicitações/programações especiais, ordem de serviço, fluxo de tráfego nas salas, clientes V.I.P e outros;
* Reunir-se com o Chef Executivo e Chefe de Steward para revisar o menu/serviço contratado para cada um dos eventos programados e alinhar as necessidades operacionais. Garantir o cumprimento dos prazos de entrega, controle de custos, valores praticados e outras providências especiais;
* Inspecionar com antecedência as configurações/montagens das salas de eventos: verificar os padrões de limpeza, manutenção, organização e apresentação em conformidade com os requisitos estabelecidos em ordem de serviço e padrões departamentais;
* Monitorar constantemente o desempenho do pessoal em todas as fases do serviço e funções de trabalho, garantindo que todos os procedimentos sejam executados de acordo com os padrões departamentais;
* Reunir-se com a Gerente de Eventos e o Gerente de Engenharia para revisar as necessidades operacionais estruturais dos espaços de eventos (reparos, manutenções, pinturas). Realizar Constantemente visitas aos espaços a fim de pontuar as melhorias;
* Ser o canal de comunicação entre o hotel e a empresa terceirizada de equipamentos, passando sempre as informações sobre os eventos, checando as montagens dos eventos internos e apoiando a empresa sempre que necessário nas necessidades operacionais;
* Participar de reuniões, treinamentos e viagens quando necessário;
* Outras atribuições, responsabilidades e projetos conforme solicitado.