Desenvolver sua carreira
Você está pronto(a) para um novo desafio em sua trajetória profissional? Temos uma oportunidade única que pode ser o próximo passo em sua jornada.
Estamos em busca de uma pessoa dedicada e proativa, que saiba como lidar com as nuances do comércio internacional e que tenha o espírito de liderança necessário para inspirar uma equipe em busca de resultados excepcionais.
Aqui, valorizamos a inovação e a colaboração, oferecendo um ambiente dinâmico onde sua experiência e criatividade poderão brilhar.
Responsabilidades principais
Garantir que todos os processos operacionais sejam cumpridos de acordo com o procedimento do departamento;
Orientar e treinar os colaboradores para execução das rotinas do departamento;
Gerenciar desempenho da equipe de vendas auxiliando nas tomadas de decisões, bem como agir como facilitador para solução dos problemas;
Acompanhar os indicadores de avaliação de desempenho da área;
Acompanhar a agenda de visitas dos vendedores externos e intervir quando necessário;
Acompanhar o desenvolvimento dos vendedores/representantes e distribuidores através de reuniões periódicas;
Mantenha tempo alinhado para ter domínio das contas através de análises de vendas, prospecções, cross sell, up sell;
Elaborar precificação dos itens de venda analisando mercado, cliente, volume, marca, potencial, custos operacionais;
Supervisionar processo de cotação de venda, garantindo que os custos operacionais e margens estejam informados corretamente;
Revisar e aprovar apuração de comissões e bonificações do time comercial, rebates de clientes e demais valores que envolvam o departamento;
Conduzir negociação e elaboração de contratos com representantes e distribuidores, além de atualizar os contratos quando necessário;
Conduzir reuniões semanais com o time de vendas internacionais para tratar de assuntos relevantes e estratégicos;
Garantir que todos os arquivos, manuais e instrução de trabalho estejam atualizados;
Garantir melhoria contínua dos processos operacionais do departamento;
Analisar e escolher ferramentas de trabalho adequadas (ERP, BI e outros);
Gerenciar orçamento do departamento, com finalidade de maximizar retorno sobre investimentos;
Acompanhar calendário de feiras internacionais, indicando as feiras mais relevantes para participação da empresa;
Adquirir e expandir conhecimento global do mercado atuante através de treinamentos internos e visitas aos clientes e distribuidores;
Estreitar relações com clientes, fornecendo informações relevantes e produtivas conforme seu segmento;
Participar de feiras internacionais atendendo clientes, contribuindo com informações comerciais bem como garantindo a compilação de dados dos visitantes;
Posicionar-se de forma estratégica em relação condições de compras atuais dos clientes, através de informações relevantes obtidas com uso da ferramenta Penta-Transaction e colhidas via conversas periódicas com clientes e distribuidores;
Construir e manter relacionamentos sólidos com os clientes através de contatos periódicos e reuniões virtuais;
Participar de reuniões estratégicas de projetos de produtos relacionados a vendas internacionais;
Elaborar apresentação mensal sobre as vendas internacionais e resultados por unidade de negócios, região, etc.;
Criar e implementar estratégias para impulsionar as vendas e o crescimento da empresa, alinhadas aos objetivos e metas organizacionais;
Participar de reuniões estratégicas da empresa quando solicitado;
Colaborar com formação de equipes de trabalho de acordo com as estratégias e metas da empresa;
Colaborar com elaboração das metas internacionais da área comercial de acordo com o planejamento estratégico da empresa;
Supervisionar previsão de vendas mensal;
Colaborar com o time de marketing nas definições de estratégias para melhor reputação da marca;
Dar suporte às outras áreas da companhia que necessitam das informações da área comercial internacional;
Conhecer sobre as culturas, políticas e legislações que envolvem os países e mercado inserido;
Liderar reuniões de alinhamento coletivo e individual de acordo com o estabelecido;
Disseminar através de exemplos os valores da empresa para o time e demais parceiros: clientes, concorrentes, etc.;
Apoiar e avaliar o desenvolvimento do seu time periodicamente;
Prospectar novos clientes e negócios no mercado internacional;
Elaborar das políticas comerciais, tais como política de preço, atendimento ao cliente, pós venda e outros;
Conduzir reuniões de de-briefing das visitas aos clientes bem como de feiras internacionais;