Assistente de Operações
O assistente de operações é um profissional importante em qualquer clínica odontológica. Sua função é auxiliar o dentista no atendimento ao paciente, garantindo a qualidade do serviço prestado.
Funções
* Recepcionar e prestar atendimento ao cliente, pessoalmente ou por telefone, esclarecendo dúvidas;
* Auxiliar o dentista no atendimento odontológico ao paciente, otimizando a execução dos procedimentos e garantindo a qualidade do serviço prestado;
* Arquivar e zelar por todos os documentos de uso da clínica odontológica;
* Realizar a limpeza e esterilização dos materiais e instrumentais odontológicos;
Responsabilidades
1. Seguir as instruções de trabalho determinadas em manual de procedimento padrão da empresa;
2. Mantener os equipamentos e a unidade de trabalho organizados, zelando pela sua conservação;
3. Receber e fazer cadastro de documentações ortodônticas, radiografias e exames complementares;
4. Agendar, acompanhar e controlar o atendimento dos pacientes em período de contenção, erupção ou afastamento temporário;
5. Montar Prontuário de Pacientes que vão iniciar o tratamento conforme manual de procedimentos padrão estabelecido pela empresa;
6. Eventualmente fazer agendamento de consultas dos pacientes novos e que estão em tratamento;
7. Divulgar as campanhas temáticas e promocionais junto aos clientes, orientando procedimentos, esclarecendo dúvidas, entregando brindes, entre outros;
8. Anotar com precisão e transmitir objetivamente os recados as áreas/setores da empresa;
9. Controlar o estoque de material clínico e, quando houver a necessidade de reposição de material, solicitar ao responsável;
10. Selecionar as fichas clínicas dos pacientes de acordo com a agenda diária de atendimentos; e arquivá-las após a utilização;
11. Mantener em ordem os arquivos de documentações odontológicas e prontuários, incluindo os arquivos dos pacientes que abandonaram, cancelaram ou concluíram tratamento;
12. Guardar as fichas clínicas que foram avaliadas pelo administrativo;
13. Verificar os reservatórios de agua das cadeiras odontológicas;
14. Preparar o paciente para o atendimento, verificando qual o procedimento que será realizado e preparar e organizar todo o material necessário na mesa de apoio para auxiliar o atendimento do dentista;
15. Orientar o paciente sobre cuidados com a higiene bucal, conforme manual de procedimento padrão da empresa;
16. Prestar ao paciente atendimento emergencial de procedimentos simples padrão (remoção de banda solta, inserção de separador, remoção de brackets descolados);
17. Realizar o pedido, acompanhar a entrega dos aparelhos pelo laboratório e conferir os aparelhos, garantindo que estejam prontos para o dia da consulta ;
18. Promover a conservação e a manutenção dos equipamentos odontológicos;
19. Lubrificar as canetas de alta e baixa rotação conforme orientação do fabricante;
20. Processar filme radiográfico;
21. Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, conforme manual de procedimento padrão da empresa;
22. Manipular materiais de uso odontológico;
23. Selecionar moldeiras;
24. Preparar modelos em gesso;
25. APLICAR MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA NO ARMazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
26. Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.
27. Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho;
28. Recolher e fazer a lavagem, desinfecção e esterilização dos materiais e instrumentais da clínica, conforme manual de procedimentos padrão estabelecido pela empresa;
29. Embalar e datar com prazo de validade todo o material lavado para em seguida colocar na autoclave para a esterilização;
30. Utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual, conforme procedimentos padrão estabelecido pela empresa;
31. Realizar limpeza geral da sala de esterilização semanalmente (lavar e desinfetar paredes, pisos, armários e superfícies em geral);
32. Fazer testes químicos e biológicos na autoclave conforme as exigências da vigilância sanitária;
33. Observar os requisitos técnicos de uso dos equipamentos (autoclave, cuba ultrassônica e demais equipamentos);
34. Verificar datas dos materiais embalados para realizar nova limpeza e esterilização dos materiais cujo procedimento está vencido;
35. Participar de treinamentos técnicos e/ou comportamentais promovido pela empresa.