Resumo do Trabalho
Atuar na gestão das relações sindicais da empresa, assegurando o cumprimento da legislação trabalhista, a condução adequada das negociações coletivas, o relacionamento transparente com entidades sindicais e a mitigação de riscos trabalhistas, garantindo equilíbrio entre demandas operacionais, estratégia do negócio e clima organizacional.
Responsabilidades
Conduzir e participar de negociações coletivas de trabalho (data-base, ACT, CCT).
Preparar estratégias e cenários para as negociações, alinhadas ao RH e à diretoria.
Manter relacionamento ativo e profissional com sindicatos laborais.
Monitorar demandas sindicais e atuar preventivamente na resolução de conflitos.
Participar de comissões, reuniões e assembleias, representando a empresa.
Acompanhar atualizações da legislação trabalhista, sindical e governamental.
Garantir conformidade da empresa com normas e acordos coletivos vigentes.
Orientar líderes e equipes de RH sobre práticas alinhadas à legislação.
Elaborar relatórios, indicadores e análises sobre passivo trabalhista, movimentações sindicais, riscos e oportunidades.
Monitorar impacto financeiro das negociações e cláusulas coletivas.
Apoiar gestores e Business Partners em temas trabalhistas/sindicais.
Participar de planos de ação relacionados a clima, dissídios, greves ou mobilizações.
Participar de projetos estratégicos de RH envolvendo políticas, processos e cultura trabalhista.
Desenvolver materiais de comunicação interna e treinamentos sobre temas sindicais para liderança e equipes de RH.
Atuar em sinergia com Jurídico Trabalhista quando necessário.
Cumprir as responsabilidades detalhadas no Manual do Sistema de Gestão QHSE da estação e nos manuais sob sua responsabilidade e gestão garantindo a conformidade com os requisitos de acordo com as normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISAGO.
Requisitos e Competências:
Superior completo em Administração, Direito, Relações Públicas, Ciências Sociais, Economia ou áreas correlatas.
Pós-graduação em Relações Trabalhistas, Direito do Trabalho ou Gestão de Pessoas (desejável).
Experiência prévia com relações sindicais, negociações coletivas e gestão trabalhista.
Vivência em ambientes corporativos de médio ou grande porte.
Desejável experiência com múltiplos sindicatos ou categorias profissionais.
Desejável conhecimento na Legislação trabalhista e sindical (CLT, ACTs, CCTs, jurisprudências).
Desejável conhecimento em processos de negociação e mediação de conflitos.
Desejável conhecimento com Indicadores e análise de dados trabalhistas.
Pacote Office, especialmente Excel e PowerPoint.
Capacidade para compreender as implicações a longo prazo das decisões comerciais
Excelentes capacidades de comunicação, capazes de articular claramente a posição com clareza a todos os a todos os níveis de uma organização complexa
Capacidade de obter a adesão e o empenho das partes interessadas internas e externas;
Forte ética de trabalho com uma atitude positiva;
Disponibilidade para viajar;