Responsabilidades· Gerenciar, acompanhar e desenvolver a equipe comercial (interna e externa);
· Acompanhamento de metas, pipeline, indicadores e performance individual.
· Elaborar e analisarrelatórios gerenciais e indicadores de desempenho (KPIs);
· Garantir o cumprimento das metas mensais e trimestrais de vendas;
· Gerenciar o funil de vendas e identificar oportunidades de melhoria nos processos comerciais;
· Realizar reuniões de alinhamento, feedback e treinamentos com a equipe;
· Atuar em conjunto com as áreas de marketing, financeiro e operações para garantir fluidez nas negociações;
· Acompanhar tendências de mercado e propor estratégias para captação e retenção de clientes;
· Participar da construção de propostas comerciais e negociações com clientes estratégicos;
· Garantir o uso eficiente do CRM e outros sistemas de apoio à gestão de vendas.
· Reuniões mensais com a diretoria para apresentar resultados da área.
Qualificações
· Experiência mínima de 3 anos em vendas B2B, com histórico comprovado de crescimento de carteira e fechamento de contratos de médio e grande porte.
· Experiência mínima de 5 anos em liderança de equipes comerciais, com foco em gestão de metas, desenvolvimento de pessoas e acompanhamento de indicadores de performance.
· Vivência em estratégias de prospecção ativa e passiva, negociação complexa e gestão de ciclo longo de vendas.
· Atuação em mercados competitivos e de soluções personalizadas será considerado diferencial.
· Habilidade para interpretar dados, gerar insights e transformar informações em ações estratégicas;
· Excelente comunicação verbal e escrita.
Competências Técnicas
· Conhecimento em CRM (ex.: RD Station, Salesforce, HubSpot ou similares).
· Domínio de técnicas de negociação consultiva e vendas complexas.
· Capacidade de elaborar propostas comerciais, análises de mercado e planejamento estratégico de vendas.
· Conhecimento em indicadores comerciais (funnel de vendas, churn, LTV, CAC, etc.).
Habilidades Comportamentais
· Liderança inspiradora e habilidade de engajar e desenvolver times.
· Forte orientação para resultados e atingimento de metas.
· Perfil analítico, com visão estratégica e foco em solução de problemas.
· Excelente comunicação interpessoal e capacidade de construir relacionamentos de longo prazo com clientes estratégicos.
· Proatividade, resiliência e adaptabilidade em cenários de alta competitividade.
· Resiliência e capacidade de lidar com pressão;
Diferenciais:
· Pós-graduação/MBA em áreas relacionadas a Gestão Comercial, ESG ou Sustentabilidade;