Descrição do Cargo:
Atuar como um profissional proativo e estratégico na gestão das relações sindicais da empresa, garantindo um equilíbrio entre as demandas operacionais, a estratégia de negócios e o clima organizacional.
O ideal é que você tenha experiência em ambientes corporativos de médio ou grande porte, com vivência em relações sindicais, negociações coletivas e gestão trabalhista. Além disso, deseja-se conhecimento em Legislação trabalhista e sindical (CLT, ACTs, CCTs, jurisprudências).
Responsabilidades:
1. Conduzir e participar de negociações coletivas de trabalho (data-base, ACT, CCT)
2. Preparar estratégias e cenários para as negociações, alinhadas ao RH e à diretoria
3. Mantendo relacionamento ativo e profissional com sindicatos laborais
4. Monitorar demandas sindicais e atuar preventivamente na resolução de conflitos
5. Participar de comissões, reuniões e assembleias, representando a empresa
6. Acompanhar atualizações da legislação trabalhista, sindical e governamental
7. Garantir conformidade da empresa com normas e acordos coletivos vigentes
8. Orientar líderes e equipes de RH sobre práticas alinhadas à legislação
9. Elaborar relatórios, indicadores e análises sobre passivo trabalhista, movimentações sindicais, riscos e oportunidades
10. Monitorar impacto financeiro das negociações e cláusulas coletivas
11. Apoiar gestores e Business Partners em temas trabalhistas/sindicais
12. Participar de planos de ação relacionados a clima, dissídios, greves ou mobilizações
13. Participar de projetos estratégicos de RH envolvendo políticas, processos e cultura trabalhista
14. Desenvolver materiais de comunicação interna e treinamentos sobre temas sindicais para liderança e equipes de RH