Setor: Gerência de Cooperação Internacional
Regime de contratação: CLT por tempo determinado de 12 meses
Local de Atuação: Brasília -DF, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)
Data de início: Janeiro de 2025
Período de inscrição: De 09 a 15 de dezembro de 2025, até às 09h00 (horário de Manaus)
Acesse o edital completo com todas as informações (aqui)
SOBRE A FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas e a valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição apresenta resultados expressivos, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a redução de 39% no desmatamento em áreas atendidas. Saiba mais sobre nossa atuação .
DESCRIÇÃO DA VAGA
Esta vaga tem por objetivo contratar um(a) Coordenador(a) para realizar a coordenação executiva e a supervisão técnica do Projeto “Conservação Florestal na Amazônia Legal – Sociobioeconomia”.
O contrato de trabalho será firmado com a FAS, e o(a) profissional estará diretamente subordinado(a) à Gerência de Cooperação Internacional, que será responsável por sua orientação, supervisão e avaliação.
A atuação será presencial em Brasília/DF, em articulação com o MMA, para fins de alinhamento técnico, mas sem qualquer vínculo hierárquico com ele. Todas as diretrizes de gestão, compliance e reporte institucional serão definidas pela FAS, observados os requisitos do projeto e dos parceiros internacionais (KfW).
O(a) profissional também realizará reporte técnico periódico ao Departamento de Políticas de Estímulo à Bioeconomia – DPEB/MMA, de forma articulada com a FAS e no âmbito da governança estabelecida para o projeto.
RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES
Planejamento, estratégia e governança
Apoiar na elaboração do planejamento estratégico e do plano anual do Projeto;
Coordenar as atividades da equipe técnica (analistas, especialistas, consultores e estagiários), promovendo integração e fluxo adequado de trabalho, sob supervisão da gerência;
Apoiar a condução da governança do Projeto, incluindo comitês, reuniões periódicas de monitoramento e mecanismos de gestão de riscos e salvaguardas, em articulação com a gerência;
Articular com o MMA, KfW e demais parceiros institucionais, em alinhamento com a gerência do Projeto;
Elaborar o planejamento orçamentário, em conjunto com a gerência, e a prestação de contas físico-financeira, com suporte das equipes administrativas;
Apoiar a elaboração de projetos e propostas técnicas para captação de recursos e fortalecimento de parcerias institucionais, em articulação com a gerência do Projeto.
Estudos, TdRs e Qualidade Técnica
Revisar termos de referência e documentos administrativos necessários à contratação de serviços, consultorias e logística de viagens demandados pelo MMA;
Revisar, estudos, pareceres e relatórios técnicos, validando sua qualidade antes da aprovação pela Gerência do Programa;
Acompanhar a sistematização e a manutenção do repositório de conhecimento do Projeto (relatórios, documentos, bases de dados e dashboards) na plataforma OneDrive da FAS.
Resultados, monitoramento e reporting
Apoiar a gerência na definição e no aprimoramento de estratégias e instrumentos de monitoramento do Projeto (indicadores, métodos, ferramentas e periodicidade);
Monitorar indicadores de desempenho e elaborar relatórios de avanço, técnicos e gerenciais periódicos com os resultados do Projeto;
Reportar resultados às instâncias de governança, à FAS e ao MMA, em articulação com a gerência.
Eventos e representação
Apoiar a concepção e a realização de eventos técnicos (presenciais ou virtuais);
Representar o Projeto em reuniões estratégicas, quando designado pela FAS.
REQUISITOS E HABILIDADES
Área de Formação
Graduação em ciências naturais, ciências econômicas, gestão pública ou áreas correlatas;
Pós-graduação (mestrado ou MBA) em gestão de projetos, políticas públicas, ciências ambientais, administração ou afins;
Doutorado será considerado diferencial.
Experiência mínima obrigatória
Experiência sólida em elaboração, implementação e/ou gestão de projetos socioambientais desenvolvidos na Amazônia;
Experiência em coordenação de equipes e portfólios multi-estaduais;
Experiência comprovada em governança, gestão orçamentária, contratos, termos de referência, processos e fluxos para acompanhamento de projetos, indicadores e prestação de contas;
Vivência com projetos financiados por cooperação internacional (desejável experiência com KfW);
Sólida experiência profissional em gestão de projetos, incluindo: relacionamento com parceiros institucionais e financiadores, planejamento, controle de resultados, elaboração e análise crítica de documentos (contratos, relatórios, projetos, termos de referência etc.), gestão de riscos;
Experiência na implementação de projetos junto a órgãos públicos, governos locais, Terceiro Setor, e doadores bilaterais e multilaterais.
Competências e qualificações
Inglês avançado (obrigatório) e espanhol desejável;
Domínio do pacote MS Office, Google Workspace e plataformas colaborativas online, incluindo ferramentas de gerenciamento de atividades e projetos (ex.: MS Project, Trello, Asana ou equivalentes);
Experiência na sistematização, organização e elaboração de documentos técnicos, relatórios e materiais de apoio para gestão de projetos;
Capacidade de articulação interinstitucional, negociação e comunicação executiva;
Experiência acadêmica ou prática em desenvolvimento sustentável, conservação, bioeconomia e mudanças climáticas na Amazônia;
Forte senso de organização, liderança, proatividade e habilidade de resolução de problemas complexos;
Disponibilidade para viagens regionais, nacionais e internacionais;
Identificação e compromisso com a missão, valores e princípios da FAS e diretrizes do MMA.
BENEFÍCIOS
Auxílio creche nacional;
Convênio com drogarias (Manaus/AM);
Feriados estendidos;
Horário flexível;
Plano de saúde Unimed nacional;
Plano odontológico nacional Bradesco dental;
Programa de apoio psicológico e emocional;
Seguro de vida;
Vale-alimentação ou refeição - R$ 34 por dia útil;
Vale-transporte, mobilidade ou auxílio home office.
DIVERSIDADE E ÉTICA
A FAS está empenhada em construir um time cada vez mais diverso e inclusivo. Por isso, incentivamos fortemente em nossas vagas a candidatura de pessoas pretas, indígenas, pessoas com deficiência, de todas as regiões, idades, identidades de gênero e orientações sexuais.
Aplicamos um processo de seleção justo e transparente que considera as competências e habilidades das pessoas candidatas. Todas as candidaturas serão tratadas com estrita confidencialidade.
Na FAS, nós também abordamos a ética sob o foco de padrões de conduta decorrente de nossos princípios e valores. Leia na íntegra o nosso código de conduta, ética e vida sustentável.
DÚVIDAS
Envie e-mail para nosso RH, pelo endereço rh@fas-amazonia.org
A Fundação Amazônia Sustentável manifesta seu agradecimento a todas as pessoas que demonstram interesse e submetem suas candidaturas em nossos processos seletivos.
#J-18808-Ljbffr