O Assistente Comercial desempenha um papel fundamental no suporte operacional e estratégico ao departamento de vendas da empresa. Suas responsabilidades incluem cadastrar clientes e produtos vendidos no sistema, além de manter uma interface constante com os Executivos de Vendas. Ele também é responsável por imputar informações no sistema conforme demanda (PI), entender as necessidades dos clientes e oferecer soluções adequadas, negociar valores e contrapartidas, e orientar clientes na realização de spots publicitários.
Além disso, é incumbido de elaborar mapas de divulgação, inserir programações no sistema e encaminhar spots para validação dos clientes. Ajusta mídias conforme as solicitações dos clientes, elabora e apresenta relatórios, conduz briefings de campanhas e projetos especiais, e analisa padrões dos spots recebidos, encaminhando para correções quando necessário.
Outras atribuições incluem revisar textos das propostas comerciais, negociar contrapartidas, avaliar a distribuição de cortesias conforme relevância de clientes e parceiros, e coordenar a distribuição dessas cortesias para sorteios internos e de ouvintes. Sugere artistas para negociação de perfil radiofônico, acompanha projetos institucionais, sugere participação em promoções e eventos, e realiza visitas técnicas quando necessário.
Além disso, cria dinâmicas para ações institucionais, sugere brindes a serem distribuídos, avalia o posicionamento da marca, aprova peças de marketing, realiza orçamentos e aprovação de materiais relacionados ao marketing, aprova textos para divulgação e avalia vídeos e materiais gráficos. Confere valores de cartas de desconto, conduz negociações comerciais com clientes específicos e encaminha material enviado pelos clientes para o assistente comercial.
Finalmente, é responsável por elaborar relatórios de pós-venda e de permutas, garantindo o registro e acompanhamento detalhado das atividades comerciais da empresa.
Inserir PI no sistema
Atender clientes de permuta e parcerias
Participar de reuniões comerciais
Analisar SPOT
Elaborar propostas comerciais artísticas
Controlar distribuição de cortesias
Participar de estratégias de marketing
Prestar suporte para as campanhas para as redes sociais
Apoiar setor comercial
Elaborar relatórios