CONTEXTO E DESCRIÇÃO DO PROJETO:A AVSI Brasil é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2007, que atua com foco na melhoria das condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Trabalha em parceria com atores da cooperação internacional, setor público e iniciativa privada. Vinculada à Fundação AVSI, ONG italiana atuante no Brasil desde os anos 1980, tem como missão promover o protagonismo das pessoas em seu desenvolvimento, de suas famílias e comunidades. Implementa projetos sociais com base em uma metodologia de desenvolvimento integral e solidário, voltada à autonomia e à dignidade humana. Nos últimos anos, a Venezuela tem vivido uma forte crise, ocasionando vulnerabilidade social e um contexto de emergência humanitária que se concretiza em uma intensa migração em território brasileiro. Em 2018, como resposta a essa demanda, o Governo Federal estruturou a Operação Acolhida cujo objetivo é garantir atendimento aos refugiados e migrantes venezuelanos. A operação consiste em uma série de estratégias de regularização documental, imunização, acolhimento e realocação voluntária dessas pessoas, em situação de vulnerabilidade, dos municípios de Roraima para outras cidades do Brasil. A AVSI Brasil integra a resposta federal à emergência humanitária venezuelana da Operação Acolhida, e neste contexto formalizou um Termo de Colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a atuar em 4 (quatro) centros de acolhida (abrigos) para refugiados e migrantes venezuelanos na cidade de Boa Vista, em Roraima. DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO:O(a) Coordenador(a) de Abrigo reporta diretamente à gerência do projeto, ao(à) Gerente Operacional e Geral. É responsável por coordenar, supervisionar e prover suporte técnico a toda a equipe da organização atuando na gestão do abrigo, garantindo a gestão compartilhada com MDS e FT Log Hum. Também coordena com os atores da Operação Acolhida que realizam atividades e projetos no abrigo, assegurando a adequada prestação de serviços e a garantia dos direitos da população atendida. Trabalha em parceria com as equipes do MDS no local e em cooperação com a Força Tarefa Logística e Humanitária (FT Log Hum), agências da ONU, sociedade civil e outros parceiros da Operação Acolhida. PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DO CARGO:Coordenar a equipe e supervisionar todas as atividades relacionadas à gestão de abrigos sob responsabilidade da organização, definindo planos de trabalho e objetivos, garantindo a qualidade dos serviços e atendimentos prestados, e promovendo o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Promover estruturas de diálogo e integração entre a gestão do abrigo, a população do entorno, parceiros, agências e demais envolvidos com a população do abrigo. Assegurar a adequada prestação de serviços e garantir os direitos de cada beneficiário(a) e colaborador(a). Fomentar com a equipe e a população atendida estratégias e planos de trabalho focados na temporalidade do abrigo e na busca de soluções duradouras e retomada da autonomia. Organizar os horários de trabalho, folgas, ausências, férias, descanso, plantões, escalas de feriados e de distribuição de alimentos, garantindo a reorganização das atividades do time e promovendo a recuperação psicofísica dos colaboradores. Supervisionar as atividades de cada membro da equipe de gestão do abrigo. Proporcionar espaços de escuta empática e atividades de saúde mental para os colaboradores(as). Fornecer feedback sobre o desempenho de cada membro da equipe e apoiar o desenvolvimento profissional. Mediar eventuais conflitos entre colaboradores(as). Zelar pela segurança física e psicológica da equipe. Realizar reuniões regulares para planejamento, organização do trabalho e garantir que a equipe esteja informada sobre atualizações da Operação Acolhida e da organização. Coordenar a integração de novos colaboradores ao abrigo. Garantir a adequada identificação dos profissionais da equipe, incluindo a exibição de cartões de identificação (crachás) e uniformes (colete e camisa) facilmente identificáveis pelos beneficiários, equipe e outros parceiros. Coordenar com a equipe da FT Log Hum do abrigo para manter uma gestão compartilhada eficiente, com clareza sobre papéis e responsabilidades. Facilitar a gestão com as figuras de coordenação da Operação Acolhida (FT Log Hum, ACNUR), garantindo diálogo, diplomacia e boas relações de trabalho. Realizar reuniões regulares com a coordenação militar no abrigo, equipes de portaria e segurança, planejando e organizando o trabalho e alinhando funções e responsabilidades. Colaborar com MDS e FT Log Hum na recepção de representantes de governo e visitas gerais ao abrigo. Apoiar o MDS em atividades diversas quando solicitado e alinhadas com a gerência do projeto. Realizar outras tarefas atribuídas pela gerência do projeto, necessárias à total implementação do programa do MDS no local.
Formação Acadêmica:
Não informado
Salário:
A combinar
Cargo:
Outros
Empresa:
Associacao Voluntarios Para O Servico Internaciona
Atividades de projetos sociais.
Ramo:
ONGs
(CH)