Analisar o comportamento do mercado, propor melhorias e adequações estratégicas, acompanhar tendências, movimentos da concorrência, surgimento de novas tecnologias e identificar oportunidades de expansão e novos mercados, visando o cumprimento das metas do planejamento estratégico da empresa.Gerenciar todo o processo comercial, incluindo o planejamento de metas e objetivos anuais, monitoramento dos resultados, controle de indicadores e apresentação de relatórios gerenciais à diretoria.Realizar prospecção ativa de novos clientes por meio da análise de público-alvo, participação em eventos, visitas comerciais, contatos estratégicos com parceiros e agências, entre outros canais, com o objetivo de ampliar a base de clientes e impulsionar o faturamento.Gerenciar o relacionamento com clientes, propondo e implementando ações de fidelização, programas de atendimento diferenciado para clientes estratégicos e suporte consultivo à tomada de decisão dos clientes.Apoiar o processo de precificação em parceria com a área financeira, contribuindo para a definição de preços estratégicos para os produtos e serviços comercializados.Atuar na gestão da equipe comercial, incluindo delegação e supervisão de atividades, apoio em processos de admissão, desligamento, promoções, reajustes salariais, seleção e desenvolvimento de profissionais, mapeamento de necessidades de treinamento e apoio nas decisões de gestão de pessoas.Gerenciar contratos comerciais, acompanhando preços, prazos e condições negociadas, bem como atuando proativamente na renovação contratual, propondo soluções para garantir a manutenção dos clientes na base ativa.