Desempenhar atividades auxiliar de enfermagem no Setor de sua atuação (Pronto Socorro, Internação, UTI ou Centro Cirúrgico), prestando assistência ao paciente, cuidando de sua higienização e medicações,atuando sob supervisão do Enfermeiro, trabalhando em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança, contribuindo para sua recuperação e melhora do seu quadro clínico.
**1.
Organização**
- Receber e passar plantão de enfermagem beira leito, alinhando sobre ocorrências, quadro de pacientes, procedimentos em aberto e controles internos.
- Lançar, na ficha de atendimento, materiais e medicamentos utilizados durante a assistência ao cliente.
- Fazer checagem da temperatura do ambiente, da geladeira da sala de medicamentos e a umidade, conforme exigências do Setor, anotando em planilha, a fim de garantir o controle diário e manter a estabilidade dos medicamentos.
- Realizar a verificação dos materiais necessários para a higienização do paciente, conforme as exigências do setor, para garantir o bom funcionamento.
- Revisar as salas da unidade, mediante checagem dos equipamentos, observância da reposição de material e medicamentos e avaliação de limpeza e organização.
- Requisitar, controlar o estoque e validade de medicamentos e materiais esterilizados.
- Zelar pela conservação dos aparelhos, equipamentos e materiais de enfermagem.
- Solicitar e fazer controle do consumo de materiais e medicamentos à Farmácia.
- Fazer solicitação à rouparia das vestimentas necessárias, quando estão em falta, garantindo que estejam sempre disponíveis no estoque para o melhor atendimento ao paciente.
**2.
Assistência ao Paciente**
- Prestar assistência ao paciente, zelando pelo seu conforto e bem-estar, trabalhando em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança.
- Realizar procedimentos de enfermagem em apoio à equipe médica, de forma a atender à demanda de serviços.
- Verificar as medicações prescritas pelos Médicos, conferindo se o medicamento está disponível, a fim de realizar administração da medicação.
- Fazer a administração das medicações, no horário estipulado, garantindo a melhora da saúde do paciente.
- Fazer curativos de baixa complexidade após treinamentos e sob orientação do Enfermeiro.
- Fazer controle de sinais vitais e escala de deteriozação clínica do paciente, comunicando o Enfermeiro imediatamente se alterações.
- Fazer o acompanhamento do paciente durante seu transporte para a realização de exames, garantindo o atendimento especializado caso necessite.
- Realizar anotações de enfermagem no sistema integrado, colocando todas as informações pertinentes, a fim de garantir o registro correto das informações.
- Atender com cordialidade aos acompanhantes e às visitas, fornecendo as informações necessárias.
Monitorizar o balanço hídrico do paciente através do dreno cirúrgico.
- Comunicar doenças de notificação compulsória.
3.
Limpeza e Higienização
- Fazer o encaminhamento dos materiais sujos para o expurgo na Central de Materiais e Esterilização (CME), para que estes sejam limpos e higienizados.
- Realizar a higienização dos equipamentos e dos leitos, de acordo com as normas assépticas estabelecidas, garantindo a prevenção de infecções hospitalares.
4.
Atividades Administrativas
- Acompanhar no desenvolvimento das atividades, sob orientação da Liderança Imediata, orientando a equipe e dando sugestões, a fim de melhorar os processos.
- Acompanhar as atividades de Técnicos de Enfermagem no período de experiência.
- Fazer admissão e alta do paciente no sistema.
- Contribuir com sugestões de melhorias nas rotinas assistênciais da área.
- Conferir, organizar, repor e controlar materiais, medicamentos e documentos, identificando necessidades e realizando a solicitação nos setores específicos, a fim de prover reservas.
- Zelar pela conservação dos aparelhos, equipamentos e materiais de enfermagem.
- Encaminhar, assinar e fazer relatório dos materiais entregues a Central de Material de Esterilização (CME) para obtenção de controle e alimentar indicadores.
- Solicitar a reposição e troca de materiais Equipamentos de Proteção Individuais (EPI's), quando necessário.
- Cumprir as normas estabelecidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
- Cumprir os procedimentos de Segurança, utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI ´s), conforme as necessidades e instruções de trabalho da área, evitando possíveis riscos de acidente, garantindo a segurança durante a realização das atividades.
5.
Segurança do Paciente e Colaborador
- Cumprir as normas estabelecidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
- Cumprir os procedimentos de Segurança, utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI ´s), conforme as necessidades e instruções de trabalho da área, evitando possíveis riscos de acidente, garantindo a segurança durante a realização das atividades.