Para ocupar esse cargo de liderança comercial, é preciso ter uma sólida formação acadêmica e experiência profissional relevante. A seguir estão os requisitos necessários para se candidatar a essa posição:
Requisitos Formais
* Obrigatório: Ensino Superior completo ou cursando;
* Diferencial: Pós-graduação ou MBA em Gestão, Liderança ou áreas relacionadas.
Habilidades Técnicas Necessárias
* Gestão de pessoas: capacidade de lidar com a dinâmica da equipe, resolução de conflitos, coaching e desenvolvimento de colaboradores;
* Gestão de recursos financeiros: conhecimento em orçamentos, controle financeiro e análise de custos;
* Ferramentas e software de gestão: conhecimento em ferramentas Excel avançado, PBI e outros sistemas relacionados à área de gestão.
Soft Skills (Competências Comportamentais)
* Liderança: capacidade de inspirar e motivar a equipe para alcançar os objetivos da organização;
* Comunicação eficaz: habilidade para comunicar claramente com diferentes níveis da organização, bem como com clientes e parceiros;
* Tomada de decisão: habilidade para analisar situações complexas e tomar decisões rápidas e eficazes;
* Visão estratégica: capacidade de desenvolver planos a longo prazo e de antecipar mudanças no mercado e na empresa;
* Gestão de tempo: capacidade de priorizar tarefas e de delegar responsabilidades adequadamente.
Além disso, o titular dessa posição deve ser capaz de:
* Treinar e capacitar vendedores;
* Acompanhar a performance monitorando o desempenho e oferecer feedbacks construtivos;
* Implementar planos de ação para melhorar resultados quando necessário;
* Entregar as metas semanais, mensais e anuais da loja;
* Estudar tendências de mercado e comportamento de consumidor local e oferecer soluções atrativas para os clientes;
* Assegurar a alta qualidade de atendimento ao cliente e trabalhar na resolução de eventuais problemas;
* Acompanhar níveis de estoque evitando ruptura e impacto nas vendas;
* Coordenar equipe de VM garantindo produtos expostos de forma atrativa e promovendo itens de maior margem ou novos lançamentos;
* Organizar escala de folga da equipe respeitando as normas trabalhistas, controle de ponto e férias;
* Gerenciar o controle das trocas, devoluções e processos de pagamento;
* Acompanhar os relatórios de vendas e analisar as evoluções de resultados;
* Analisar também o desempenho da equipe e identificar áreas de melhoria;
* Trabalhar para reduzir custos desnecessários e melhorar a rentabilidade da loja, mantendo sempre o foco na qualidade do atendimento e na maximização de vendas;
* Garantir que o time de vendas realize a tratativa dos Leads recebidos buscando sempre a maior conversão em vendas.