Na indústria da tecnologia, a segurança é fundamental para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. Nesse contexto, o papel do Analista de Segurança da Informação Sênior é crucial.
Fundamentos da função
A principal responsabilidade desse profissional é garantir a segurança e disponibilidade dos recursos de TI, atuando no atendimento e resolução de solicitações, administração de plataformas tecnológicas e cumprimento dos níveis de serviço.
Habilidades e qualificações
O analista deve possuir graduação completa em Ciência da Computação ou áreas correlatas e ter conhecimento avançado em gestão de regras e correlação de alertas, soluções de scan de rede, antivírus, EDR/XDR, firewall, IPS, antispam, criptografia, WAF e programas de conscientização em segurança da informação. Além disso, experiência com linguagens de programação (Python) e metodologias ágeis é um diferencial.
Principais atividades
* Realizar ações de segurança da informação para conscientizar os clientes internos e evitar riscos;
* Analisar e investigar incidentes de segurança da informação com objetivo de minimizar os riscos;
* Elaborar relatórios de segurança da informação para a alta gestão, com indicadores de desempenho e análises de riscos, afim de ajudar na tomada de decisões;
* Apoiar no plano de backups, sistemas de redundância e proteção de dados para garantir a continuidade dos negócios;
* Prover suporte nível 3 para garantir disponibilidade, performance e segurança do ambiente de TI;
* Desenvolver documentação de treinamentos, comunicados de orientação dos sistemas, manuais e procedimentos para apoiar outras áreas;