1. Ensino Médio Completo.
· Recepcionar e orientar o cidadão para realização do serviço solicitado;
· Informar e orientar o cidadão sobre os serviços prestados, preferencialmente, com a entrega de material gráfico informativo (folders, filipetas etc.), prestando encaminhamentos e esclarecimentos sobre serviços disponíveis.
· Observar a condição do cidadão para o atendimento preferencial, de acordo com a legislação vigente em cada município;
· Orientar o cidadão em relação aos documentos necessários para a realização dos serviços;
· Orientar o cidadão para localizar as áreas comuns, como sanitários etc.
· Orientar filas e as chamadas das senhas;
· Orientar o cidadão no preenchimento de formulários;
· Orientar o cidadão quanto à utilização dos serviços públicos disponíveis nos totens de autoatendimento ou em áreas de acesso livre à internet, caso não esteja familiarizado com o uso dessa tecnologia e sendo do interesse deste, orientá-lo quanto ao uso, visando à inclusão digital;
· Orientar os usuários nas situações de contingência, seguindo procedimentos estabelecidos;
· Atentar para situações específicas, tais como: pessoas ou crianças perdidas, cidadãos com comportamento atípico, mal súbito ou com problemas de saúde, informando ao superior imediato, prestando primeiro socorro e seguindo os procedimentos estabelecidos para cada caso;
· Percorrer todas as áreas de atendimento da unidade, abordando o cidadão e identificando suas necessidades para o encaminhamento e orientação;
· Verificar todos os pré-requisitos para realização dos serviços, triar todos os documentos exigidos, fornecer senha e informar a sequência do atendimento.