A função de um recepcionista inclui acolher e orientar visitantes e clientes, gerenciar correspondências e agendamentos, atender chamadas telefônicas, realizar tarefas administrativas básicas para garantir bom atendimento e fluxo de trabalho.
Principais Responsabilidades:
* Atendimento ao público: Recepcionar, identificar e encaminhar visitantes para as pessoas ou departamentos corretos.
* Comunicação: Atender e filtrar chamadas telefônicas, anotar recados e responder a e-mails e outras mensagens.
* Organização: Manter organização da área de recepção, gerenciar agendas e agendar reuniões e compromissos.
* Gerenciamento de correspondências: Receber, distribuir e enviar correspondências, pacotes e outros documentos.
* Apoio administrativo: Realizar pequenas tarefas administrativas, como arquivar documentos, controlar o acesso de pessoas e solicitar materiais de escritório.
Habilidades importantes:
Comunicação e oratória: Capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz, tanto presencialmente quanto por telefone.
Organização: Habilidade para gerenciar múltiplas tarefas e manter a área de trabalho organizada.
Inteligência emocional: Paciência e calma para lidar com diferentes tipos de pessoas e situações, incluindo clientes difíceis.
Habilidades de informática: Utilizar recursos de informática para diversas tarefas administrativas.