O trabalho de um analista de marketing e dados envolve coletar, analisar e interpretar dados de diversas fontes para fornecer recomendações estratégicas com base na análise de dados e pesquisa de mercado.
Responsabilidades
* Análise de Dados: Coletar e analisar dados de campanhas de marketing digital, vendas, comportamento do cliente, etc.
* Identificação de Tendências e Oportunidades: Detectar padrões, insights e oportunidades de melhoria nas campanhas e estratégias de marketing.
* Otimização de Campanhas: Utilizar os dados para mensurar e propor otimizações de performance nos produtos através de novas estratégias de campanha, testes A/B, revisão de segmentações, réguas de engajamento, etc.
* Elaboração de Relatórios e Apresentações: Criar relatórios detalhados e apresentações com as análises e recomendações para as equipes de marketing e outros stakeholders.
* Pesquisa de Mercado: Realizar pesquisas de mercado e análise de concorrentes para identificar oportunidades e ameaças.
* Suporte à Tomada de Decisão: Fornecer dados e insights para apoiar a tomada de decisões estratégicas do marketing.
Experiência desejável
* Experiência com automação de relatórios e ferramentas de automação de marketing.
* Conhecimento em performance de campanhas digitais.
* Noções de programação em Python ou SQL para extração e análise de dados;
* Conhecimento da indústria de telecom e/ou conteúdos digitais.
Perfis que se destacam
* Perfis analíticos, orientados a resultados, com excelente capacidade de identificar problemas, analisar causas e propor soluções.
* Compreensão da usabilidade e experiência do usuário para produtos web/mobile de consumo.