Desenvolver planos estratégicos para garantir a execução de rotinas operacionais e o cumprimento de prazos, contratos e padrões de qualidade é fundamental para qualquer organização.
O coordenador operacional desempenha um papel crucial na gestão de equipes em campo, garantindo alinhamento com as diretrizes da gerência e apoiando o gerente na definição de estratégias operacionais.
Ele controla escalas, jornadas de trabalho e alocação de recursos humanos e materiais, além de monitorar indicadores operacionais como produtividade, absenteísmo, turnover e satisfação do cliente.
Apoia no treinamento e desenvolvimento das equipes, promovendo integração e capacitação, e elabore relatórios operacionais para a gerência/diretoria.
Ao mesmo tempo, ele garante o cumprimento das normas internas, requisitos legais e contratuais, atuando como facilitador na comunicação entre a gerência, supervisores, fiscais de contrato e equipes de campo.
Precisa ter habilidades analíticas e resolutivas para identificar falhas ou desvios nos processos e executar ações corretivas.