Qualificações
* Superior em Medicina, certificado emitido por instituição reconhecida pelo MEC.
* Regularização da situação no Conselho Regional de Medicina (CRM) da respectiva localidade de atuação.
* Título de Especialista em Medicina do Trabalho pela Associação Médica Brasileira ou certificação de Residência em Medicina do Trabalho, ou curso de especialização reconhecido pelo MEC.
* Conhecimento e/ou experiência comprovada nos conceitos de atendimento em saúde do trabalhador dentro de organizações.
* Treinamento em Biossegurança ou NR32.
* Habilidade nos sistemas informatizados, incluindo pacote office e demais sistemas usados pela Petrobras.
* Habilidades profissionais para trabalho em equipe, flexibilidade, proatividade, organização e comprometimento.
* Experiência mínima de 6 (seis) anos como médico do trabalho.
Responsabilidades
* Realizar exames clínicos e analisar exames complementares para avaliação da saúde do empregado e definição da capacidade laborativa/aptidão para a função.
* Realizar exames médicos ocupacionais, encaminhamentos internos e externos, e negociar atividades laborativas compatíveis com restrições ou limitações junto às lideranças.
* Realizar avaliação de saúde pré e pós viagem.
* Participar de junta multidisciplinar para avaliação de enquadramento de Pessoa com Deficiência (PCD) para integrar cota.
* Elaborar e registrar no sistema informatizado o laudo de transferência para fins de Exame Médico de Mudança de Riscos Ocupacionais.
* Homologar atestados médicos e registrar licenças médicas aplicáveis no Sistema Informatizado de Saúde.
* Executar exame pericial para homologação presencial de atestado médico.
* Acompanhar empregados afastados em benefício previdenciário, realizando visitas domiciliares, hospitalares e/ou ao INSS quando necessário.
* Avaliar condições de saúde do empregado visando identificar possibilidades de reinserção em atividade laboral compatível.
* Elaborar laudo médico justificando necessidade de manutenção de afastamento e prognóstico em caso de inaptidão.
* Emitir pareceres e relatórios sobre capacidade laborativa e incapacidades temporárias parciais.
* Investigar e estabelecer nexo-causal em parceria com profissional da Petrobras.
* Preencher CAT no Sistema Informatizado de Saúde e comunicar partes envolvidas internas e externas sobre gestão de anomalias e acidentes de trabalho.
* Analisar causas de absenteísmo por doença ou acidente do órgão operacional.
* Participar de atendimentos e inspeções de saúde nas áreas operacionais.
* Participar de visitas médicas hospitalares ou domiciliares a empregados, emitir relatório pós visita e registrar dados no prontuário eletrônico.
* Participar de junta médica para conclusão de avaliação clínica.
* Atuar em equipe multiprofissional, acompanhando individual e interdisciplinarmente e atuando como matriz de discussão técnica dos casos.
* Avaliar condições de trabalho, relações sociais e encaminhar para Programas de Saúde e Serviço Social.
* Interface com médico assistente para suporte nas avaliações pertinentes.
* Desenvolver ações estruturadas e integradas aos diversos programas da companhia.
* Elaborar relatórios e painéis gerenciais de planejamento e apoiar na apuração de indicadores.
* Formulação de pareceres técnicos sobre assuntos da especialidade para assessoramento às gerências.
* Análise crítica de registros em prontuário médico e elaboração de resumos/relatórios, inclusive contestação de nexo causal.
* Assessorar, planejar, gerir e consolidar dados.
* Propor, planejar e executar atividades coletivas, promovendo espaços de diálogo e engajamento dos trabalhadores.
* Transcrever registros de exames ocupacionais realizados por profissionais externos para o Sistema Informatizado da Petrobras.
* Assumir responsabilidade técnica do serviço junto ao conselho profissional da categoria, quando necessário.
* Registrar informações e atendimentos em formulários próprios e/ou sistemas informatizados.
* Atuar em atendimentos de urgência e emergência com suporte às equipes de prontidão, após treinamentos específicos da Petrobras.
* Realizar as atribuições profissionais descritas na Lei e em suas alterações, nas Resoluções CFM, nas normas do Ministério do Trabalho e Emprego (NRs) e demais legislação vigente.
Referências Legais
* Lei, Resolução CFM e normas do Ministério do Trabalho e Emprego (NRs);
* Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM);
* Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (NRs) e legislação vigente aplicável.
#J-18808-Ljbffr