Profissional responsável por planejar, monitorar e executar atividades de despacho, garantindo que os processos ocorram dentro dos prazos, custos e padrões de qualidade estabelecidos. - Realizar e acompanhar processos de importação e exportação, garantindo a conformidade com a legislação aduaneira vigente; - Analisar documentos de importação e exportação, bem como realizar o tratamento administrativo e tributário de NCM; - Efetuar o registro e o acompanhamento de Licenças de Importação (LI), LPCO, Declarações de Importação (DI) e DUIMP nos sistemas: Siscomex e Portal Único (PUCOMEX); - Inserir dados no sistema operacional (CONEXOS), incluindo Invoice, Conhecimento de Embarque, LI e DI; - Utilizar checklists para a execução das atividades de forma segura, cumprindo os procedimentos internos; - Analisar documentos aduaneiros, identificando divergências e assegurando o correto enquadramento tributário e administrativo dos produtos; - Realizar a análise e o tratamento administrativo e tributário de NCM, verificando benefícios fiscais aplicáveis; - Atuar junto à Receita Federal e aos órgãos anuentes, acompanhando o desembaraço das cargas; - Controlar os prazos dos processos, mantendo os follow-ups em dia; - Gerir os custos aduaneiros, conferindo taxas, impostos e demais encargos envolvidos nas operações; - Prestar atendimento e suporte consultivo, oferecendo soluções seguras e alinhadas às normas de comércio exterior; - Apoiar nas rotinas internas do setor, garantindo organização, eficiência e cumprimento de prazos; - Propor melhorias operacionais com foco em eficiência, redução de custos e mitigação de riscos; - Promover a integração entre áreas por meio de reuniões e tratativas relacionadas às atividades; Requisitos: - Ensino superior completo ou em fase final, preferencialmente nas áreas de Comércio Exterior ou Relações Internacionais; - Vivência com sistemas ERP (desejável conhecimento no sistema Conexos); - Domínio do Pacote Office; - Sólido conhecimento em processos aduaneiros e legislação de importação/exportação.