Função:
Realizar tarefas administrativas e operacionais, resolvendo problemas de médio grau de complexidade.
Mantener as informações atualizadas e os documentos organizados da área de trabalho.
Receber e separar os materiais e instrumentos utilizados nas unidades internas e externas, realizando registros relevantes como hora, data e procedência para facilitar o processamento.
Limpar e desinfetar os materiais, removendo detritos e contaminantes biológicos e químicos. Incluindo lavagem manual, ultrassônica ou mecânica.
Organizar os materiais no equipamento de lavagem adequado, realizando teste de lavagem correspondente.
Inspecionar e verificar se todos os itens estão em boas condições e funcionando corretamente, garantindo a segurança e eficácia dos instrumentos.
Preparar os materiais para esterilização, acondicionando-os em embalagens adequadas e utilizando indicadores químicos e biológicos para monitorar a eficácia do processo de esterilização.
Operar os equipamentos de esterilização como autoclaves a vapor e peróxido de hidrogênio, garantindo que os materiais sejam submetidos ao processo de esterilização adequado conforme as normas e protocolos estabelecidos.
Garantir que os materiais estejam devidamente acondicionados e identificados, facilitando a rastreabilidade e o controle de estoque.
Monitorar e registrar informações sobre o processamento e esterilização dos materiais, garantindo a conformidade com as normas e protocolos estabelecidos.
Registrar e documentar todas as etapas do processamento de materiais e instrumentos, incluindo a limpeza, desinfecção, esterilização, armazenamento e distribuição, a fim de garantir a rastreabilidade e a qualidade dos serviços prestados.
Sinalizar equipamentos danificados com necessidade de manutenção e conservação prejudicada.
Prestar assistência com foco na qualidade, de forma ética e humanizada, seguindo orientações de cuidado e segurança do paciente em conformidade com a missão e valores da instituição.
Realizar procedimentos técnicos de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem, sob supervisão do enfermeiro.
Buscar a otimização dos recursos utilizados na realização dos procedimentos aos pacientes.
Responder pela qualidade do cuidado prestado e realizar os registros da assistência prestada.