O papel de Analista de Marketing e Dados é fundamental para qualquer organização que deseje ter uma estratégia de marketing eficaz.
Responsável por coletar, analisar e interpretar dados de diversas fontes, como campanhas de marketing digital, vendas, comportamento do cliente, etc., o Analista de Marketing e Dados deve ser capaz de detectar padrões, insights e oportunidades de melhoria nas campanhas e estratégias de marketing.
Principais Responsabilidades
* Análise de Dados: Coletar, analisar e interpretar dados de diversas fontes;
* Identificação de Tendências e Oportunidades: Detectar padrões, insights e oportunidades de melhoria nas campanhas e estratégias de marketing;
* Otimização de Campanhas: Utilizar os dados para mensurar e propor otimizações de performance nos produtos através de novas estratégias de campanha, testes A/B, revisão de segmentações, réguas de engajamento, etc, buscando melhor desempenho geral;
* Elaboração de Relatórios e Apresentações: Criar relatórios detalhados e apresentações com as análises e recomendações para as equipes de marketing e outros stakeholders;
* Pesquisa de Mercado: Realizar pesquisas de mercado e análise de concorrentes para identificar oportunidades e ameaças;
* Suporte à Tomada de Decisão: Fornecer dados e insights para apoiar a tomada de decisões estratégicas do marketing;
Habilidades e Qualificações Requeridas
* Análise de Dados: Experiência comprovada em análise de dados, incluindo análise descritiva, estatística e preditiva, especialmente aplicada à área de mkt;
* Conhecimento de Ferramentas de Análise: Excel avançado e habilidade com criação de dashboards em ferramentas de análise de dados, como Google Analytics, Power BI, Tableau, ferramentas de CRM, plataformas de análise de mídia, etc;
* Compreensão dos Princípios de Produtos Digitais: Conhecimento dos princípios de produtos digitais, incluindo funis de conversão, estratégias de go to market, etc;
* Habilidade de Comunicação: Capacidade de interpretar métricas e traduzir dados em estratégias práticas, comunicar os resultados das análises de forma clara e concisa, com apresentações impactante e persuasivas para comunicar insights e recomendações;
* Pensamento Crítico: Habilidade em transformar dados complexos em insights práticos que impulsionem a tomada de decisões estratégicas, geração de novos leads e a criação de campanhas de alto impacto;
* Formação Acadêmica: Em Tecnologia, Marketing, ou áreas que tenham afinidade com análise dados;
* Soft Skills: Forte espírito de iniciativa, autonomia e resiliência. Habilidade em trabalhar com equipes multidisciplinares e remotas e excelentes habilidades de comunicação, oratória e relacionamento interpessoal;
Experiências Desejáveis
* Automatização de Relatórios e Ferramentas de Automatização de Marketing;
* Conhecimento em Performance de Campanhas Digitais;
* Noções de Programação em Python ou SQL para Extração e Análise de Dados;
* Conhecimento da Indústria de Telecom e/ou Conteúdos Digitais;
* Compreender a Usabilidade e Experiência do Usuário para Produtos Web/Mobile de Consumo;
* Perfil Analítico, Orientado a Resultados com Excelente Capacidade de Identificar Problemas, Analisar Causas e Propor Soluções;