Descrição
Estamos em busca de um profissional proativo e analítico para a vaga de Coordenador(a) de Cobrança.
Este profissional será responsável pela supervisão e liderança da equipe de análise de cobrança, garantindo a eficácia dos processos de concessão de crédito e cobrança. Sua função principal é assegurar que as políticas e controles internos estejam em conformidade com as regulamentações, além de garantir a mitigação de riscos nas operações de crédito para pessoa física e jurídicas. Será o ponto de referência monitoramento das carteiras e acompanhamento da inadimplência, buscando sempre a melhoria contínua e a redução de riscos.
Dentre as atividades que serão realizadas temos:
• Coordenar e supervisionar as atividades da equipe de cobrança;
• Desenvolver e implementar políticas e procedimentos para monitoramento de carteira e gestão de cobrança;
• Realizar a análise de renegociação e repactuação de operações de crédito e negociação de garantias;
• Implementar e monitorar indicadores de desempenho (KPIs) relacionados à inadimplência, performance e eficácia de cobrança, desenvolvendo projeções de PDD, perdas e descontos;
• Identificar e monitorar comportamentos de crédito/cobrança e risco em relação ao portfólio de crédito;
• Produzir relatórios executivos, dashboards e apresentações para comitês;
• Identificar oportunidades de automatização e implementar melhorias nos processos operacionais;
• Interação com fornecedores de soluções para otimização de nossas políticas;
• Colaborar com outras áreas (jurídica, comercial, financeiro) e empresas do Grupo para otimizar processos e resolver conflitos.
Será um diferencial se você tiver:
• Noções de contabilidade;
• Pós-graduação em Gestão de Crédito, Finanças, Controladoria ou áreas relacionadas;
• Conhecimento avançado em análise de dados financeiros e ferramentas de BI (Business Intelligence) para suportar tomadas de decisão estratégicas;
• Familiaridade com sistemas de gestão de risco de crédito, plataformas de análise de crédito e ferramentas de cobrança;
• Habilidade em desenvolvimento e implementação de estratégias de mitigação de risco e redução da inadimplência;
• Conhecimento em metodologias de avaliação de risco de crédito e collection, como scoring e análise de rating;
• Capacidade de comunicação assertiva e fluência para apresentar resultados e estratégias para diferentes públicos (internos e externos);
• Vivência com regulamentações do setor financeiro, como o Código de Defesa do Consumidor, LGPD, entre outras normas de compliance;
• Conhecimento sobre o funcionamento de bancos centrais, regulamentações e análise de dados de sistemas como Serasa, Bacen, SPC e outros;
• Inglês intermediário/avançado será considerado um diferencial para lidar com análises internacionais ou fornecedores externos.
Os benefícios que oferecemos são:
* Vale Alimentação;
* Vale Refeição;
* Vale Transporte;
* Assistência Médica Bradesco;
* Assistência Odontológica Bradesco;
* Day Off de Aniversário;
* Wellhub (Gympass);
* Auxílio creche, conforme elegibilidade;
* Elegível a PLR, conforme demais profissionais da instituição e acordo sindical;
* Empréstimo consignado, conforme políticas.
O seu modelo de atuação será:
Híbrido, 2x na semana em home office.
Horário:
De Segunda a sexta, das 9h às 18h.
Onde ficamos:
Pinheiros/SP ou Leblon/RJ
Requisitos Obrigatórios
* Formação superior em Administração, Economia, Contabilidade, ou áreas correlatas.
* Experiência comprovada na área de cobrança, preferencialmente no segmento bancário.
* Ampla experiência com desenvolvimento de relatórios de monitoramento, performance de carteira e eficiência de cobrança.
* Vivência comprovada na gestão e relacionamento com escritórios e parceiros de cobrança externos.
* Conhecimento profundo de análise de risco e cobrança.
* Capacidade de comunicação assertiva e fluência para apresentar resultados e estratégias para diferentes públicos (internos e externos).
* Vivência em gestão de equipes e elaboração de estratégias para a redução de inadimplência.
* Experiência com sistemas/ CRM's/ plataformas para controle e automatização de ações de cobrança.
* Habilidade em desenvolvimento e implementação de estratégias de mitigação de risco e redução da inadimplência.
* Proficiência em Excel avançado (ou em outras ferramentas de análise de dados como SQL, Power BI, Python) para análise de dados e desenvolvimento de relatórios gerenciais, para suportar tomadas de decisão estratégicas.
* Power Point avançado
* Capacidade analítica, visão estratégica e habilidades de comunicação.