É responsável por promover e proteger a saúde dos trabalhadores, realizando diagnósticos e tratamentos de doenças ocupacionais, além de implementar e gerenciar programas de saúde no ambiente de trabalho. Administrar tecnicamente as atividades de medicina na empresa, levando em consideração que o trabalho é um meio de prover a subsistência e a dignidade humana, não devendo gerar doenças e ser causa de morte. Responsável pelo planejamento e acompanhamento das atividades médicas.
Responsabilidades
* Estabelecer a orientação doutrinária e a modalidade de gestão das atividades médicas na empresa.
* Supervisionar a administração e a execução das atividades de medicina do trabalho.
* Elaborar normas e critérios para prestação de assistência médica.
* Propor novas modalidades de trabalho e ações técnicas, decorrentes de atualização das determinações legais ou de avanços científicos.
* Mostrar à administração da empresa a necessidade dos órgãos médicos disporem de condições técnicas e materiais, para seu funcionamento.
* Zelar para que a prestação de serviços seja objetiva e de qualidade dentro dos parâmetros estabelecidos pela empresa.
* Fornecer relatórios técnicos das atividades desenvolvidas na sua área de atuação.
* Elaborar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-07) na empresa.
* Estabelecer critérios para capacitar os profissionais e demais funcionários para dar cumprimento às tarefas para as quais forem designados a fim de executar, com racionalidade, a legislação trabalhista, previdenciária e sanitária.
* Zelar para que os dados constantes do prontuário médico sejam anotados com clareza, com redação curta, compreensível e sem abreviações de caráter pessoa.
* Manter os equipamentos sob sua jurisdição em condições de funcionamento, tomando as medidas indicadas para que não haja interrupção na prestação de serviços.
* Assistir o trabalhador, independentemente de sua coordenação e substituir o médico do trabalho.
* Dar conhecimento aos empresários, ou aos seus prepostos, dos riscos existentes em sua empresa, bem como das condições gerais de saúde de seus trabalhadores, através de relatórios periódicos.
* Exercer outras atividades correlatas dentro do mesmo nível de complexidade.
* Realizar exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais.
* Avaliar a aptidão física e mental dos empregados para o desempenho de suas funções.
* Diagnosticar e tratar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
* Encaminhar trabalhadores para tratamento especializado quando necessário.
* Desenvolver e implementar programas de prevenção de doenças e promoção da saúde no ambiente de trabalho.
* Promover campanhas de vacinação, orientação nutricional, e atividades de saúde mental.
* Colaborar com a equipe de segurança do trabalho para identificar e eliminar riscos ambientais.
* Aconselhar sobre adaptações ergonômicas para prevenir lesões.
* Realizar palestras e treinamentos sobre saúde ocupacional, primeiros socorros e prevenção de acidentes.
* Orientar os trabalhadores sobre práticas seguras e saudáveis no ambiente de trabalho.
* Manter registros médicos atualizados e confidenciais.
* Elaborar relatórios e laudos técnicos para órgãos de fiscalização e controle.
* Garantir a conformidade com as leis e regulamentos de saúde e segurança ocupacional.
* Prestar consultoria técnica em processos de reabilitação e reintegração de trabalhadores.
* Classificar as pessoas com deficiência como PCD para fins trabalhistas;
* Diagnosticar e notificar doenças e acidentes de trabalho e, assim providenciar reabilitação física e profissional;
* Apoiar e verificar a implementação e gerir o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o - PCMSO, bem como o seu Relatório Anual;
* Emitir relatórios de atividades da medicina ocupacional;
Requisitos e qualificações
* Graduação em Medicina com registro no CRM
* Especialização em Medicina do Trabalho ou curso equivalente reconhecido pelo Ministério da Saúde
* Experiência mínima de 3 anos atuando como Médico do Trabalho em empresas de médio a grande porte
* Conhecimento profundo das Normas Regulamentadoras (NRs) aplicáveis ao ambiente corporativo
* Habilidade em conduzir exames admissionais, periódicos e demissionais
Desejável
* Experiência em ergonomia e prevenção de doenças ocupacionais
* Conhecimento em análise de risco e elaboração de planos de ação
* Certificação em Segurança do Trabalho (ex.: CNES, INSS)
* Participação em projetos de melhoria contínua de saúde ocupacional
Responsabilidades e atribuições
* Redução de 20% no número de afastamentos por doenças ocupacionais em 12 meses
* Melhoria de 15% na conformidade com as NRs em auditorias internas
* Desenvolvimento de programas de prevenção que diminuam custos com benefícios de saúde em 10%
* Impacto direto na qualidade de vida dos colaboradores, refletido em pesquisas de clima
Horário de Trabalho
Segunda a Sexta
Benefícios: Assistência médica e odontológica; Vale alimentação (R$ 300,00); Restaurante na empresa; Vale transporte; Seguro de vida; TotalPass; Participação nos lucros (PLR)
Tipo de vaga: Tempo integral
Pagamento: R$9.000,00 - R$11.000,00 por mês
Benefícios:
* Assistência médica
* Assistência odontológica
* Cesta básica
* Participação nos lucros
* Seguro de vida
* Vale-transporte
Pergunta(s) de seleção:
* Possui disponibilidade de 08h as 18h?