Descrição do Cargo:
O analista responsável técnico desempenha uma função crucial na garantia da qualidade e segurança dos procedimentos laboratoriais e clínicos.
Atribuições específicas:
* Responsabilidade legal:
É responsável perante a vigilância sanitária e o conselho de classe pelo funcionamento do laboratório e/ou postos de coleta, podendo ser responsabilizado por qualquer irregularidade ou erro.
* Análise de resultados:
Analisa os resultados dos exames para identificar possíveis problemas e garantir que os resultados estejam precisos e confiáveis.
* Cumprimento da legislação:
Garantir que o laboratório e postos de coleta sigam todas as normas e regulamentos em vigor, assegurando que toda documentação obrigatória esteja sempre em dia e dentro das validades estabelecidas legalmente.
* Condições de trabalho:
Responsável por assegurar que os profissionais do laboratório e postos de coleta tenham condições de trabalho adequadas, com equipamentos e materiais em bom estado e um ambiente seguro.
* Promover qualificação dos funcionários:
Garantir que os funcionários estejam qualificados e treinados para realizar suas funções, o que inclui a realização de treinamentos e a promoção de programas de capacitação individual e coletivas.
* Supervisão da qualidade:
Garantir a qualidade de todos os processos laboratoriais, desde a coleta de amostras até a emissão de laudos, garantindo a precisão e a confiabilidade dos resultados.
Realizar avaliação diária dos resultados críticos nos laudos liberados de exames de análises clínicas, e proceder imediata comunicação a paciente e/ou médico assistente, de acordo com a legislação vigente e aplicável.
Avaliar os resultados dos CIQs das rotinas diárias.
Analizar os resultados dos exames dos pacientes, conforme procedimento específico.
Avaliar os resultados dos CEQs mensais.
Monitorar os equipamentos e instrumentos do laboratório em relação ao seu desempenho, supervisionando as manutenções periódicas e calibrações previstas pelos fabricantes.
Identificar deficiências em processos, sistemas e tarefas, promovendo a sensibilização das pessoas e setores diretamente envolvidos, visando o seu engajamento na busca de soluções e implementação das ações corretivas.
* Planejamento e implementação:
Participar do planejamento e implementação de novos processos e tecnologias no laboratório e postos de coleta, quais seja responsável, visando a melhoria da qualidade e eficiência.
Manter plano de comunicação de ocorrências, não conformidades, ações preventivas, ações corretivas e treinamentos, junto à direção.