Requisitos e qualificações:
Experiência (na área): Dois anos de experiencia na função
Formação Acadêmica: Ensino médio completo.
Conhecimentos Específicos: NR´s e bloqueios de equipamentos como Loto.
Conhecimentos Desejáveis: Conhecimento dos fluxos que envolvam o tratamento de caldo, como: caldo misto e filtrado, vapores, água, polímero, cal etc.
· Operar setor de tratamento de caldo observando o funcionamento dos equipamentos bombas, válvulas, filtro, decantador, peneira, evaporadores e demais equipamentos, evaporação da água e concentração do caldo, alertando o operador de COI para interferir no processo para que o brix ideal seja alcançado.
· Com domínio técnica opera os pre-evaporadores e as caixas de evaporação no setor de tratamento de caldo observando o funcionamento dos equipamentos, evaporação da agua e concentração do caldo, densidade do xarope, através de medidor de densidade, alertando o operador de painel para interferir no processo que o brix ideal seja alcançado
· Operar processo de pré-evaporação e evaporação de caldo por meio de painel supervisório e/ou campo.
· Monitorar e controlar nível dos tanques de caldo, cal e tanques de condensado.
· Analisar resultados laboratoriais e fazer devidas correções conforme rotinas operacionais.
· Efetuar limpeza dos equipamentos periodicamente, assim como de todo ambiente de trabalho para que o processo não seja afetado em sua qualidade.
· Acompanhar o desempenho do decantador, verificando as condições finais do caldo e efetuando modificações necessárias no processo das dosagens de polímero.
· Fazer dosagem e diluição de produto de acordo com parâmetros pré-estabelecidos e seguindo normas, procedimentos técnicos e conceitos de qualidade.
· Verificar as temperaturas do caldo, para atender a especificação do processo. Monitorar e controlar temperaturas do sistema de evaporação visando melhor performance dos equipamentos.
· Ler e elaborar relatórios de passagem de turno tomando as ações necessários para correção do processo.
· Visualizar o resultado das análises de brix, concentração do lodo, pH dos caldos, perda na torta e impureza no mosto enviados pelo laboratório para acompanhar a eficiência do processo.
· Realizar limpeza e organização no ambiente de trabalho, manipular válvulas para que o pre-evaporador seja adequadamente colocado em operação e/ou parado para não interferir na qualidade do processo, contribuindo para a constância do mesmo.
· Utilizar os EPIs determinados para a função e área de atuação.
· Auxiliar equipes de manutenção industrial no período de entressafra sob coordenação e orientação de profissionais técnicos ou de superior imediato do setor, em trabalhos de manutenção mecânica, como reparador de válvulas em geral, ajudante geral, ajudante de encanador, pintor, encanador ou soldador.