Liderar tecnicamente o time de desenvolvimento de sistemas, promovendo boas práticas de engenharia, padronização, mentoria contínua e evolução das soluções entregues para garantir a aderência aos objetivos estratégicos da organização.
Responsabilidades e atribuições
Liderar tecnicamente os times de desenvolvimento, tomando decisões arquiteturais e assegurando padrões de qualidade no código, nas entregas e nas manutenções das aplicações.
Atuar como elo entre a equipe técnica e as áreas de negócio, traduzindo necessidades estratégicas em soluções tecnológicas que entreguem valor ao cliente e ao negócio.
Atuar de forma hands‑on, apoiando o time em desafios técnicos complexos e mantendo referência prática e credibilidade técnica.
Conduzir revisões de código e validar soluções técnicas críticas, garantindo aderência às diretrizes de arquitetura, segurança e performance.
Liderar e apoiar o desenvolvimento técnico e comportamental dos membros da equipe, por meio de acompanhamento e feedback, promovendo um ambiente colaborativo e de aprendizado contínuo.
Avaliar, propor e implantar melhorias nos processos de desenvolvimento, incentivando práticas ágeis, automação e uso de tecnologias inovadoras.
Definir e implementar boas práticas de engenharia de software, fomentando o uso de metodologias ágeis, automação, TDD, Clean Architecture e demais padrões de mercado.
Conduzir war rooms em situações de incidentes críticos, coordenando esforços entre equipes multidisciplinares para identificação da causa raiz, mitigação imediata dos impactos, preenchimento do post‑mortem e definição de planos de ação para correção e prevenção.
Apoiar a definição de requisitos técnicos, estimativas de esforço e priorização do backlog técnico em conjunto com demais lideranças.
Identificar riscos técnicos e operacionais, propondo planos de mitigação e alternativas que assegurem estabilidade, escalabilidade e continuidade dos sistemas.
Promover a cultura DevSecOps, incentivando práticas de integração e entrega contínua e segura (CI/CD), infraestrutura como código e observabilidade de sistemas.
Definir e acompanhar métricas e indicadores de performance técnica da equipe, promovendo ações corretivas e de melhoria contínua.
Requisitos e qualificações
Pós-graduação em Arquitetura de Software ou Liderança Técnica.
Experiência em desenvolvimento de sistemas de missão crítica e definição de arquitetura de softwares com experiência em liderança técnica e condução de times ágeis.
Sólida experiência em desenvolvimento de software (Java, Node, React ou GO).
Conhecimentos avançados em arquitetura de software, design patterns e microsserviços.
#J-18808-Ljbffr