Para exercer como Planejador de Infraestrutura, é fundamental possuir graduação em Engenharia Civil ou Engenharia de Produção.
O cargo requer experiência na gestão de contrato, planejamento e controle de obras de infraestrutura em empresas de grande porte.
* Gestão de equipes de suprimentos e controle de obras;
* Metodologias de planejamento;
* Softwares de gestão e planejamento (MS Project, Primavera e ERP de construção).
Entre as principais responsabilidades do cargo, estão:
* Coordenação e suporte do planejamento das obras, juntamente com a equipe de contrato e planejamento das obras;
* Capacitação e treinamento de equipes das obras;
* Supervisão e validação de cronogramas e planos de serviços;
* Estruturação e monitoramento de cronogramas físico-financeiros dos projetos.
Além disso, o Planejador de Infraestrutura também deve propiciar soluções estratégicas para desvios de cronograma e orçamentos.
* Coordenação e suporte a gestão de controle de obras, monitorando consumos e custos das curvas A das obras;
* Auditoria e controladoria de custos dos projetos, bem como fechamento de resultados;
* Suporte às obras na administração contratual e elaboração de claims;
* Supervisionar e aprovar as compras/contratações centrais, e gerenciar, capacitar e auditar as compras e almoxarifados das obras.
Por fim, o cargo exige que o candidato forneça suporte à diretoria, elaborando relatórios gerenciais e de portfólio para acompanhamento de desempenho e riscos, além de desenvolver e implementar KPIs de planejamento e controle.
Responsáveis por garantir a execução de projetos, os Planejadores de Infraestrutura trabalham em estreita colaboração com outras equipes, identificando necessidades e oportunidades para melhorias. Eles são capazes de analisar complexos conjuntos de dados, identificar padrões e fornecer recomendações informadas. Além disso, esses profissionais são habilidosos em tecnologia da informação, capacitados a utilizar ferramentas avançadas para automatizar tarefas e aumentar a eficiência.
Outras responsabilidades incluem a coordenação de recursos, a programação de atividades e a supervisão de equipes. Em última análise, os Planejadores de Infraestrutura são líderes nativos, inspirando equipes a alcançar resultados excepcionais.