O Centro de Reabilitação Neurológica Matheus Alvares é um lugar cheio de amor que reflete em cada canto a garra e a determinação de Alessandro e Mariana, dois pais muito especiais que fizeram uma busca incansável pelo melhor dos tratamentos para seu filho Matheus.
A clínica possuí ambiente acolhedor, atencioso e empático tanto para os funcionários quanto para, principalmente, nossas crianças! Buscamos profissionais que estejam engajados com o propósito de levar o tratamento humanizado para esse nicho precioso.
Responsabilidades
1. Avaliação Psicomotora: Realiza observações e testes para avaliar o desenvolvimento motor da criança (coordenação motora fina e grossa, equilíbrio, lateralidade, noção espacial e temporal).
2. Intervenções Psicomotoras: Propõe atividades lúdicas e dirigidas como jogos, circuitos motores, brincadeiras simbólicas e uso de materiais variados (bola, corda, bambolê, etc.).
o Habilidades estimuladas: Coordenação motora global (correr, pular, rolar); Coordenação motora fina (desenhar, recortar, manipular objetos); Equilíbrio e lateralidade; Orientação espacial e temporal; Ritmo e percepção corporal.
3. Psicomotricidade Aquática: Utiliza o meio aquático como recurso terapêutico para favorecer o desenvolvimento psicomotor; trabalha o controle respiratório, o tônus muscular, o equilíbrio e a coordenação de forma lúdica e segura; promove a autoconfiança e a autonomia, além de fortalecer o vínculo com o terapeuta por meio de experiências prazerosas na água; a água facilita movimentos e proporciona estímulos sensoriais que favorecem a regulação emocional e comportamental, especialmente em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
4. Apoio Emocional e Comportamental: Estimula a expressão de emoções por meio do corpo e do movimento; trabalha a autoconfiança, autonomia e controle emocional; contribui para a superação de inseguranças, timidez, agitação e dificuldades de socialização.
5. Acompanhamento e Orientação a Pais: Compartilha observações e estratégias para o ambiente familiar; oferece orientações práticas para favorecer o desenvolvimento da criança fora das sessões; atua de forma interdisciplinar com psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais.
6. Elaboração de Relatórios e Planos Terapêuticos: Registra a evolução da criança de forma contínua; planeja objetivos terapêuticos individualizados conforme as necessidades da criança; avalia os resultados e ajusta as atividades conforme o progresso obtido.
Requisitos
* Formação em Educação Física e Pós-Graduação em Psicomotricidade.
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