Planejamento Logístico Inbound:
* Analisar e elaborar planos logísticos que atendam às necessidades das Obras e HUBs, considerando prazos, criticidade, regiões de destino e os recursos disponíveis nos modais rodoviário (lotação e fracionado), aéreo, cabotagem, milk run, redespacho e crossdocking.
* Atuar além do acompanhamento de pedidos, influenciando o momento da liberação de materiais nos fornecedores, com foco em composições de carga mais inteligentes e eficientes, avaliando a urgência da obra, o mix de produtos disponível e o impacto da entrega.
* Programar embarques de forma alinhada ao orçamento de frete, avaliando alternativas de modal, tipo de equipamento e oportunidades de consolidação, priorizando o atendimento ao cliente interno e a otimização logística.
* Contribuir para a transição do modelo reativo para um modelo de planejamento logístico proativo, estratégico e integrado com as áreas de Suprimentos e Produção.
Controles Operacionais e de Performance
* Assegurar custos de transporte, armazenagem e distribuição, fornecendo insights que apoiem a tomada de decisão e a melhoria contínua da operação.
* Avaliar, classificar e acompanhar a performance de transportadoras (SPM), propondo ações corretivas e preventivas para aumento de eficiência e cumprimento de SLAs junto ao time de CSL - Contratação de Serviços Logísticos.
* Monitorar a ocupação dos veículos e buscar continuamente sua maximização, respeitando as particularidades das cargas;
* Criar relatórios para identificar desvios, propor melhorias e fornecer visibilidade à gestão, com foco em eficiência, custo e serviço.
* Realizar análises de custo-benefício para sustentar decisões estratégicas, considerando risco, impacto no nível de serviço e retorno sobre investimento.
* Treinar e apoiar membros mais juniores da equipe, promovendo uma cultura de responsabilidade financeira e visão ampliada do processo logístico.
Custos e Eficiência
* Gerenciar as análises de custo logístico com visão estratégica, assegurando que as operações estejam dentro do orçamento,
* Desenvolver e implementar estratégias de redução de custos operacionais, que envolvam a escolha do modal adequado, consolidação de cargas, rotas otimizadas, e uso racional de recursos,
* Estruturar modelos de previsão de custos com base em dados históricos, contratos, sazonalidade e tendências de mercado,
* Propor soluções inovadoras para redução de custos de frete, como uso de centros de distribuição, milk run, redespacho, compartilhamento de veículos, redefinição de rotas e share, análise de pedidos mínimos baseado na representatividade da entrega e impacto no estoque e abastecimento da obra,
* Liderar a construção de orçamentos logísticos anuais, garantindo cobertura das operações e correta alocação de recursos logísticos.