Escolaridade / Formação: Licenciatura plena em pedagogia ou em área específica da educação, com especialização em Educação Especial, Educação Inclusiva ou áreas correlatas.Conhecimentos Específicos: Experiência anterior no atendimento educacional especializado, intervenção pedagógica ou práticas inclusivas. Conhecimentos em sala de aula.Elaborar o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e o Plano Educacional Individual (PEI), identificando barreiras e necessidades, selecionando recursos e definindo estratégias integradas ao currículo, articuladas às equipes pedagógicas e administrativas.Realizar o atendimento especializado na Sala de Recursos Multifuncionais, utilizando metodologias específicas, tecnologias assistivas e atividades individualizadas, assegurando o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais, sociais e de autonomia dos estudantes.Produzir, adaptar e organizar materiais pedagógicos e recursos de acessibilidade, considerando demandas individuais e garantindo condições reais de participação nas atividades escolares.Acompanhar o percurso escolar dos estudantes, realizando avaliações contínuas, registros sistemáticos e revisões periódicas dos planos de atendimento, fortalecendo práticas pedagógicas sustentadas em evidências.Orientar professores da sala regular, oferecendo suporte sobre estratégias acessíveis, adequações pedagógicas e práticas inclusivas que promovam a articulação entre o AEE e o ensino comum.Estabelecer diálogo estruturado com as famílias, apresentando devolutivas, orientações e esclarecimentos sobre o desenvolvimento dos estudantes, fortalecendo vínculos e incentivando a corresponsabilidade educativa.Articular ações com a coordenação pedagógica, equipes de apoio e profissionais da saúde, compartilhando informações e construindo encaminhamentos conjuntos para assegurar atendimento integral e alinhado às práticas institucionais.Registrar de forma organizada e atualizada todas as atividades, atendimentos, uso de recursos e evolução dos estudantes em sistemas, relatórios e documentos oficiais, garantindo rastreabilidade e conformidade.elar pela organização e conservação da Sala de Recursos Multifuncionais, monitorando equipamentos, materiais e tecnologias assistivas, assegurando que o ambiente permaneça adequado e funcional para o atendimento.Manter o ambiente pedagógico acessível, seguro e funcional, realizando a gestão dos recursos da sala de forma responsável e alinhada às diretrizes institucionais.Contribuir para processos avaliativos, eventos pedagógicos, reuniões e formações institucionais, compartilhando práticas, dados e reflexões que fortaleçam a cultura inclusiva.Desenvolver ações de sensibilização e formação interna, participando de encontros pedagógicos, promovendo orientações coletivas e estimulando práticas inclusivas na comunidade escolar.Analisar dados educacionais relacionados ao público-alvo do AEE, interpretando indicadores de aprendizagem, registros pedagógicos e informações institucionais para apoiar decisões baseadas em evidências.Participar da elaboração e revisão de documentos institucionais, como protocolos, políticas, regimentos e planos pedagógicos, contribuindo para a unidade e coerência das práticas inclusivas na Rede.Promover ações de transição escolar, apoiando mudanças de etapa, adaptação a novos ambientes e integração entre segmentos, assegurando continuidade no processo educacional.Mediar conflitos envolvendo estudantes público-alvo do AEE, adotando estratégias socioemocionais e pedagógicas que favoreçam um ambiente seguro, acolhedor e respeitoso.Apoiar o uso pedagógico de tecnologias digitais acessíveis, orientando professores e estudantes quanto a ferramentas, plataformas e recursos que ampliem autonomia e participação.Contribuir para a articulação escolaredeterritório, estabelecendo diálogo com serviços de saúde, assistência social ou instituições especializadas, quando houver encaminhamentos autorizados, ampliando o suporte ao estudante.Participar da avaliação e aquisição de recursos de acessibilidade, colaborando tecnicamente para a seleção de materiais, softwares e equipamentos que qualifiquem o atendimento especializado.Elaborar sínteses pedagógicas e pareceres técnicos, quando necessário, apresentando avaliações claras, fundamentadas e alinhadas às normas institucionais.Promover o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, planejando intervenções que valorizem comunicação, interação social, autorregulação e participação ativa nas atividades escolares.Garantir conformidade com a LGPD no tratamento das informações dos estudantes, assegurando que dados sensíveis sejam coletados, armazenados e compartilhados conforme protocolos institucionais de confidencialidade e consentimento.Participar de processos formativos da Rede Ubec, dentro e fora da temática de Educação Inclusiva.Executar outras atribuições da mesma natureza e nível de complexidade, associadas ao ambiente organizacional.