Billing é uma função estratégica para as empresas de telecomunicações.
A seguir, vamos apresentar os principais responsabilidades e habilidades requeridas.
* Executar fechamentos mensais e elaborar livros de resultados gerenciais;
* Mantener a integridade dos CDRs, relatórios e bases de tráfego;
* Analisar e resolver contestações de clientes e fornecedores;
* Gerer e disponibilizar bases de informação diárias e relatórios para o time de Billing;
* Contribuir com processos de Garantia de Receita e validar coleta e processamento de CDRs nas plataformas de telefonia;
* Apoiar processo interno de faturamento (CDR → Billing → Consolidado);
* Configurar tarifas, planos e produtos nos sistemas de Billing em parceria com as áreas de Produtos e Pricing;
* Dar suporte aos indicadores e KPIs de billing, faturamento e bases diárias;
* Promover melhoria contínua dos processos de billing e relatórios.
Para desempenhar essa função, você precisará:
* Ter formação superior em Administração, Engenharia ou Economia;
* Ter conhecimento avançado em Analytics, BI Services e Big Data;
* Ter domínio de conceitos de Data Science, com foco na geração de insights estratégicos;
* Conhecer normas e regulamentações do setor de Telecomunicações;