Ensino Superior Completo; Experiência Profissional na Área.Apoiar a consultoria no processo de solicitação e renovação das Licenças junto aos órgãos ambientais, reunindo a documentação necessária, observando prazos e orientando a execução e registro adequados das atividades da empresa que interferem na obtenção das licenças, a fim de manter o atendimento aos requisitos legais vigentes;Acompanhar visita de consultores ambientais, sanando dúvidas e alinhando assuntos ambientais, tendo em vista o atendimento das exigências legais;Participar de auditorias internas e externas, prestando as devidas orientações e demonstrações sobre documento/assuntos ambientais, visando o desenvolvimento e melhoria contínua do sistema de gestão;Participar da elaboração do orçamento anualmente, observando as exigências ambientais dos órgãos que envolvem custos, visando o planejamento e controle dos gastos;Fechar boletins de medição dos prestadores de serviço, conferir e lançar no sistema seguindo o fluxo do setor;Acompanhar o armazenamento temporário e descarte de resíduos perigosos ao meio ambiente, garantindo que sejam armazenados de maneira adequada e posteriormente descartados em local adequado, a fim de que tenham um destino final adequado;Atender as fiscalizações de órgãos governamentais, acompanhando os fiscais durante as inspeções e fornecendo as informações que forem solicitadas, objetivando o bom relacionamento e clareza com os órgãos;Interpretar normas, portarias e legislações ambientais, avaliando sua aplicação nas atividades da empresa, mantendo os departamentos atualizados;Acompanhar os resultados das análises exigidas pelo SEMA (emissões atmosféricas, águas superficiais, efluentes e esgoto), observando valores de cada parâmetro, a fim de atender os requisitos legais vigentes;Prestar suporte técnico ao departamento jurídico em processos legais referentes a notificações, infrações e/ou penalidades ambientais através de relatórios a fim de alinhar as informações técnicas e jurídicas;Acompanhar o desenvolvimento do Relatório de Sustentabilidade, buscando informações necessárias e participando das reuniões, a fim de demonstrar para as partes interessadas as ações de sustentabilidade executadas pela empresa;Buscar a redução dos impactos ambientais gerados pelas atividades da empresa, através da gestão ambiental, orientação quanto aos resíduos, implantação de tecnologias, treinamento e capacitação de colaboradores;Participar do processo comunicação e de divulgação do Sistema Ambiental da empresa, através da organização de material, cursos e palestras sobre o assunto;Participar da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, bem como pesquisar soluções para melhoria, mudanças de processos e redução de custos;Ser agente do desenvolvimento dos demais colaboradores da área, visando a padronização dos processos, garantindo a atuação da empresa dentro da legalidade no que se refere à preservação do meio ambiente e atendimento das exigências dos órgãos fiscalizadores;Elaborar planos de ação afim de corrigir possíveis impactos ambientais;Suporte as áreas operacionais e administrativa, visando prevenir e minimizar desvios ambientais;Elaborar procedimentos ambientais e check list através do software Qualiex;Monitorar a execução das atividades elencadas nos programas dispostos no PBA, como nas condicionantes ambientais;Executar as atividades da função respeitando todas as normas e procedimentos de segurança, saúde e meio ambiente do trabalho, estabelecidos pela organização, bem como, utilizar constantemente todos os EPIs de uso obrigatório no desenvolvimento das atividades do cargo e do setor.
Tendo a responsabilidade de informar ao seu superior imediato qualquer atividade que apresente risco a sua saúde ou dos demais colegas de trabalho;Exercer as atividades em comum acordo com os valores, políticas, diretrizes, procedimentos e processos da empresa, sempre focando nas metas organizacionais, e mantendo sigilo e protegendo as informações da companhia;Manter a disciplina no programa 5S, objetivando um trabalho seguro por meio da manutenção da organização, padronização e limpeza do ambiente de trabalho;Zelar pelas propriedades da empresa sob sua responsabilidade, informando ao superior imediato qualquer problema ou avaria detectada.