Área e especialização profissional: Comércio Exterior, Importação, Exportação - Comércio Exterior, TraderNível hierárquico: AnalistaLocal de trabalho: Florianópolis, SCRegime de contratação de tipo Efetivo – CLTJornada Período IntegralATIVIDADES:1. Realizar análise dos documentos instrutivos da importação, encaminhados pelo exportadorou cliente, conforme regulamento aduaneiro, com o intuito de prevenir multas e garantir aagilidade dos processos.2. Contatar os clientes ou exportadores no caso de erros dos documentos instrutivos paraprovidenciar a correção dos mesmos e solicitar a documentação ao cliente por e-mail (FaturaComercial) para verificar se atende ao disposto no Regulamento Aduaneiro.3. Verificar qual é a NCM do produto solicitado pelo cliente e seu tratamento administrativo,com base nos documentos dos clientes e Legislação Aduaneira através de sistemaespecífico, emitir LI prévio se necessário, lançar informações no sistema e imprimirdocumentos para arquivo físico no processo.4. Consultar quais impostos incidem nos produtos a serem importados com base na NCM everificar a incidência de dumping ou enquadramento em ex-tarifários/destaques ou qualqueragravante ou atenuante.5. Orientar o importador ou transportador internacional que a mercadoria não pode serembarcada/carregada sem a autorização prévia do despachante quando necessário.6. Em operação por conta e ordem, verificar se existe a vinculação na RFB.7. Verificar a modalidade de pagamento na fatura Comercial. Em caso de câmbio antecipado,solicitar ao importador de imediato.8. Providenciar cotação de frete internacional em caso de embarque COLLECT via e-mail eencaminhá-la para o cliente para aprovação.9. Após o aceite do frete, informar os dados do exportador ao Agente de Carga ou Armadorpara programar a coleta da carga. Passar os dados do agente na origem para o importadoravisar o exportador.10. Dar autorização de embarque ao exportador ou agente de carga.11. Receber do agente de carga ou armador o Draft do conhecimento com todos os dados dositens carregados juntamente com o recebimento da Invoice final do exportador paraaprovação final.12. Dar o aceite do Draft do conhecimento por e-mail no caso de todas as informações do DRAFTcorresponderem aos demais documentos do processo.13. Acompanhar o transit time da carga via contato com o agente de carga ou Tracking pelonúmero do container e previsão de chegada dos itens importados no Brasil.14. Solicitar a anuência no caso de licenças (LI) posteriores ao embarque nos órgãoscompetentes/anuentes.15. Atualizar no sistema (ERP – NARWAL) as informações dos processos para fins de registroda DI, dados contidos nos documentos instrutivos do despacho, tais como: (invoice,packing, C.O e conhecimento de transporte).16. Solicitar ao importador (cliente) a documentação física original do processo nos casosmarítimo que não seguem com a carga.17. Verificar se o importador possui os devidos cadastros junto aos órgãos anuentes eintervenientes do porto de destino da carga, no caso de importação própria.18. No caso de importação própria, providenciar junto ao cliente e banco, autorização paradébito da operação (AFRMM, impostos, etc), caso o débito ocorra na conta ATIVO solicitarpreviamente o cadastro para o financeiro ATIVO.19. Programar junto ao departamento Financeiro e cliente (quando necessário) via e-mail ouvia comunicação verbal, o Registro da DI no SISCOMEX. Após autorização e recebimentodo numerário, registrar a D.I.20. Verificar, após o registro da DI e a parametrização, em qual canal a mercadoria foiclassificada (Canal verde, amarelo e vermelho).21. Tomar as devidas providências conforme tramites na Receita Federal, em caso de canaldiferente de verde. Acompanhar a conferencia física da carga junto a ANVISA, RFB e demaisórgãos.22. Efetuar o pagamento do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM)em site, lançar no sistema interno e repassar ao financeiro para vincular ao processo.23. Solicitar os valores e taxas de conversão das despe