Descrição do Cargo
O Vendedor(a) Externo(a) é responsável por cumprir os objetivos estabelecidos de vendas, através da negociação de volume, preço, prazos, contratos, condições de pagamento e descontos de vendas junto aos clientes em visitas realizadas periodicamente, buscando a margem ideal.
A posição requer o acompanhamento e controle do posicionamento de preços para os consumidores através de negociações e visitas aos clientes. Além disso, é necessário visitar os clientes já cadastrados desenvolvendo a carteira dos mesmos através do atendimento adequado e prospecção de novos clientes potenciais.
Uma das principais habilidades exigidas é identificar tendências, necessidades dos clientes, concorrência e condições de mercado, com o objetivo de propor melhorias nos processos de vendas, apresentar soluções, introduzir/aceitar novos produtos, com o propósito de alavancar a meta estabelecida.
Ao longo do cargo, será necessário efetuar e acompanhar o plano Estratégico da empresa definindo o calendário de ações e métricas do período, para o atingimento das metas. O controle do andamento de todos os clientes de sua carteira também é fundamental, elaborando relatórios diários e semanais para um melhor acompanhamento do serviço prestado.
Além disso, o Vendedor(a) Externo(a) dirigirá os investimentos disponibilizados pela companhia, através de ações junto aos clientes, buscando assim retorno de volume e margem para companhia. Elaborar, propor, atender e acompanhar planos de negócios (volume, ações de PDV, pesquisa de preços e condições comerciais sell in e sell out) com os principais clientes de sua carteira é outro requisito essencial do cargo.
No entanto, não se esqueça que o cargo exige também gerenciar sua carteira de pedidos garantindo o atendimento ao cliente desde a emissão do pedido até sua entrega, acompanhar o processo de vendas, entregas, devoluções e pendências financeiras que possam acontecer no relacionamento entre a empresa e seus clientes em todas as etapas mantendo-se atualizado e subsidiando a cia sobre as movimentações do mercado.
Por fim, o profissional deverá manter constante sistema de informação sobre dados relevantes do mercado/concorrência, tais como negócios realizados, acompanhamento das ações de merchandising nos clientes, preços praticados e concorrência, tendências, etc.