Área e especialização profissional
Comercial, Vendas - Venda Externa
Nível hierárquico
Diretor
Lugar de trabalho
Valinhos, SP
Regime de contratação
Efetivo – CLT
Jornada
Período Integral
Empresa cliente
Multinacional fabricante de Máquinas e Equipamentos.
Missão do cargo
Dirigir a estratégia comercial no Brasil, focando no aumento de receita, fortalecimento das marcas da empresa com foco em excelência no atendimento a clientes, revendedores e parceiros do setor de piscinas e bem‑estar. Transformar os objetivos da empresa em planos comerciais claros, garantindo rentabilidade, competitividade e presença sólida no mercado.
Principais responsabilidades
Liderar a estratégia de operações de vendas no Brasil, responsável pelo planejamento comercial e por impulsionar o crescimento de receita e rentabilidade do negócio;
Desenvolver previsões de receita assertivas e consistentes, baseadas em pipeline de vendas, histórico e cenário de mercado;
Estabelecer políticas de precificação, descontos, governança para negociações e condições comerciais;
Gerir as políticas de preços, análise de margens e rentabilidade, assegurando o equilíbrio entre competitividade e resultados;
Definir a segmentação, territórios, metas e alocação de recursos de forma alinhada aos objetivos do crescimento;
Conduzir o planejamento orçamentário e forecast de vendas, assegurando a acuracidade das projeções e a eficiência na gestão dos recursos;
Trabalhar de forma sistêmica com métricas e indicadores de performance (KPIs) e garantir informações claras para facilitar a tomada de decisões estratégicas da diretoria;
Desenvolver dashboards com informações estratégicas dos indicadores de eficiência comercial;
Estimular a digitalização dos processos de vendas, integrando ferramentas de CRM e inteligência de mercado para garantir a governança de dados e qualidade na utilização do sistema;
Criar e manter modelos de precificação e pacotes comerciais competitivos e padronizados;
Oferecer suporte aos negócios complexos, incluindo análise de margem e aprovação de condições especiais;
Desenvolver e implementar programas de incentivo sazonal e políticas de remuneração, incluindo planos de compensação comercial alinhados às metas estratégicas da empresa;
Realizar a distribuição de cotas com base na capacidade operacional, potencial de mercado e análise de dados;
Configurar fluxos, automações e integrações que suportem processos escaláveis;
Dirigir as equipes de vendas, representantes comerciais e key accounts, garantindo performance, desenvolvimento e engajamento;
Supervisionar a gestão de grandes contas (key accounts) e negociar contratos de alto valor e importância estratégica;
Representar a empresa em eventos, feiras, associações do setor e reuniões estratégicas com clientes, fornecedores e parceiros fortalecendo a imagem institucional da marca.
Requisitos
Formação superior em Administração, Marketing, Economia, Engenharia ou áreas correlata;
Pós‑graduação ou MBA em Gestão Comercial, Estratégia, Negócios ou áreas afins será um diferencial;
Atuação em cargos de liderança comercial em empresas industriais ou de bens de consumo duráveis;
Conhecimento do mercado de distribuidores, revendas e canais técnicos ligados ao segmento de material de construção ou similares;
Experiência consolidada em liderança de equipes comerciais e gestão estratégica de vendas;
Conhecimento avançado em planejamento estratégico, CRM e indicadores de desempenho comercial;
Visão estratégica e foco em resultados e tomada de decisão baseada em dados;
Inglês avançado e Espanhol avançado.
Benefícios
Plano de saúde Bradesco;
Auxílio alimentação;
Auxílio refeição;
Veículo executivo fornecido pela empresa;
Reembolso corporativo (Gastos com viagens);
Gympass;
Telemedicina;
Seguro de vida em grupo;
Bônus anual.
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