Fundamentos da Ergonomia
* Atuar em processos de média complexidade, identificando oportunidades de melhoria e fazendo sugestões de mudanças.
* Participar de projetos em sua área de atuação, apoiando a elaboração de soluções eficazes e práticas.
* Analisar dados/informações, elaborando estudos que apoiem a tomada de decisão, visando melhorias contínuas na organização.
* Receber orientação da liderança ou de profissional de maior senioridade para a execução das suas responsabilidades, garantindo alinhamento estratégico.
* Estabelecer governança de Ergonomia de sua unidade, conectando as estratégias de atuação com o monitoramento epidemiológico da unidade, por meio dos fóruns e rotinas estabelecidas.
* Realizar interface com a área de Saúde Ocupacional, direcionando as estratégias de atuação de Ergonomia para reduzir os riscos ocupacionais e melhorar a segurança do trabalho.
* Mantener interface com área de Segurança do Trabalho no gerenciamento dos riscos ocupacionais, utilizando ferramentas de gestão de riscos eficazes.
* Realizar gestão de riscos ergonômicos, desde o mapeamento das tarefas até a mitigação, controle ou eliminação dos mesmos através de ações e melhorias ergonômicas.
* Mapear riscos ergonômicos de todos os processos utilizando metodologia BRF, coletando e lançando os dados em planilhas conforme padrão corporativo.
* Elaborar Análise Ergonômica do Trabalho das tarefas/funções, seguindo modelo padrão estabelecido pelo corporativo, visando identificar áreas de melhoria.
* Direcionar elaboração de planos de ação dos riscos identificados nas avaliações ergonômicas, garantindo a implementação de medidas eficazes.
* Registrar ações e melhorias ergonômicas realizadas na unidade em dossiê técnico padronizado, documentando experiências positivas e aprendizados.
* Atuar como referência técnica e guardião dos requisitos legais, visando cumprimento de normas regulamentadoras e literaturas técnicas pertinentes ao segmento, especialmente no que se refere à mobiliário e postos de trabalho, estrados, manuseio de produtos, levantamento e transporte de produtos e cargas, recepção e descarga de animais, equipamentos e ferramentas, condições ambientais de trabalho, equipamentos de proteção individual – EPI, vestimentas de trabalho, organização temporal do trabalho e organização das atividades.
* Realizar rota semanal de IPS (Índice de Práticas Seguras), conforme metodologia padronizada e cronograma elaborado pela unidade, mantendo a organização atualizada sobre boas práticas.