Funcionalidade e Propósito:
* A função de Analista de Crédito envolve a análise de elementos para concessão de crédito, compreendendo dados cadastrais, societários, mercadológicos e financeiros.
* Os analistas devem elaborar relatórios de crédito baseados nas demandas de negócios trazidas pela área de negócio (Business Unit).
* Eles também dão suporte aos processos de vendas e pós-vendas nos processos de financiamento.
* Além disso, os analistas devem recomendar pareceres de crédito com embasamento em relação aos riscos, políticas estabelecidas e exigências regulatórias.
* Também realizam visitas em clientes.
Requisitos e Qualificações:
* O ensino superior completo em Direito, Contabilidade ou área relacionada é fundamental para o cargo.
* Possuir Pacote Office Avançado, além de conhecimento em ferramentas de BI/Estatística como SAS, SPSS, Python, etc.
* A experiência em demonstrações financeiras, fluxo de caixa e principais indicadores financeiros é essencial.
* Além disso, a vivência com diferentes produtos e garantias é importante.
* O conhecimento básico de inglês não é obrigatório, mas será um diferencial.
* A disponibilidade para viagem nacional é necessária.
* Proatividade, boa desenvoltura comunicativa e capacidade de negociação são características importantes para o cargo.
Principais Atividades:
* Analisar dados e informações para tomar decisões sobre concessão de crédito;
* Elaborar relatórios de crédito e fornecer suporte aos processos de vendas e pós-vendas;
* Recomendar pareceres de crédito com base em análises e avaliações;
* Realizar visitas em clientes para coletar informações e melhorar a atuação da empresa.
Habilidades e Conhecimentos:
* Conhecimento avançado de Pacote Office;
* Excelência em análise de dados e informação;
* Habilidades interpessoais e de comunicação eficazes;
* Capacidade de trabalhar sob pressão e gerenciar múltiplos projetos simultaneamente;
* Familiaridade com ferramentas de BI/Estatística e sistemas financeiros.
Ambiente de Trabalho:
* Trabalho remoto pode ser considerado;
* A disponibilidade para viajar pode ser necessária;
* O ambiente de trabalho pode incluir períodos de alta pressão;
* A capacidade de adaptar-se a mudanças rápidas é fundamental;
* A integração em equipe e colaboração com outros departamentos são fundamentais para o sucesso do cargo.