Desenvolvimento de Projetos em Saúde Mental
O profissional atuará em equipe multiprofissional, realizando acompanhamento individual interdisciplinar em saúde e desempenhando papel de matriciador na discussão técnica dos casos acompanhados.
Entre as principais responsabilidades deste cargo incluem-se: promover a saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho através de ações colaborativas, especializadas e multidisciplinares; realizar abordagem em situações de violência no trabalho, incluindo violências sexuais; realizar análise da relação da saúde mental individual e coletiva e suas condições de trabalho, relações sociais, orientação e encaminhamento para Programas de Saúde;
Responsabilidades
- Realizar interface com médico assistente para adequado subsídio nas avaliações de Saúde Mental, quando necessário;
- Realizar atendimento de emergência psiquiátrica sempre que demandado durante seu atendimento de rotina;
- Desenvolver ações estruturadas, integradas aos diversos programas desenvolvidos;
- Elaborar relatórios e apoiar na gestão dos indicadores, utilizando os sistemas e ferramentas de gestão;
- Executar as ações previstas nos Programas de Promoção da Saúde;
- Formular pareceres técnicos sobre assuntos de sua especialidade, prestando assessoria às gerências;
- Propor, planejar e gerir abordagem específica, com orientações e monitoramentos regulares;
- Prestar orientações de saúde, atendimento e monitoramento em demandas e programas de saúde que possam envolver dependência química, qualidade de vida, saúde mental, relacionamento interpessoal e profissional;
- Prestar orientações, realizar acolhimento de saúde abordagem específica em situações de violência no trabalho;
- Assessorar às lideranças, gerências, recursos humanos, SMS, e demais integrantes do Serviço de Saúde quanto aos riscos psicossociais do trabalho;
- Elaborar material, proferir palestras e atuar em práticas educativas sobre temas relacionados à saúde do trabalhador;
- Realizar consultas compartilhadas com equipe multidisciplinar;
- Matricular equipes;
- Realizar visitas domiciliares e hospitalares;
- Registrar as informações e atendimento em formulários próprios e/ou sistemas informatizados;
- Propor, planejar e executar atividades coletivas, promovendo espaços de diálogo;
- Realizar as atribuições profissionais descritas na Lei no 12.842/13 e suas alterações,